Escolhida em uma ação do governo mineiro para ter consultoria especial, a Soluções Usiminas (SU) vai receber know-how diferente para superar desafios. A empresa será apoiada pela consultoria e aceleradora de negócios britânica, The Bakery London, em um programa de inovação aberta, voltado para startups de todo o mundo. O objetivo é aplicar o modelo de atuação e inovação das startups para identificar oportunidades de melhorias nos processos da empresa, que trabalha com os aços fabricados pela Usiminas, agregando valor por meio da transformação industrial e gerenciando a complexidade da cadeia metalmecânica do Brasil.

A proposta da SU é avançar no sentido da prestação de serviços completos, se posicionamento como uma plataforma de desenvolvimento para cerca de cinco mil empresas da cadeia metalmecânica brasileira. “Queremos equilibrar nosso modelo tradicional de negócios com novas iniciativas, que permitam alavancar nosso crescimento, das empresas Usiminas e do setor”, explica Hector Aguilera, diretor Comercial da empresa.  Em contrapartida ao trabalho da aceleradora, a SU assumirá os investimentos necessários para a execução do protótipo sugerido por startups para encaminhar os temas propostos, como, por exemplo, capital de giro.

O projeto, segundo o diretor da SU, já está bem encaminhado. Representantes da Bakery têm conversado com executivos da empresa com o intuito de entender as necessidades e identificar as startups corretas para o desenvolvimento das estratégias que solucionarão o desafio. “Essa iniciativa é um passo importante para fortalecer a frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de todas as empresas Usiminas. A conexão com startups possibilita o contato com novos tipos de negócios, ainda mais flexíveis e dinâmicos, envolvendo a resolução de desafios importantes para a companhia e propagando também a cultura da inovação”, reforça Aguilera.

A troca intensa entre diferentes empresas também é apontada como um fato positivo pelo cofundador da Bakery, Andrew Humphires. “De nossa própria experiência, sabemos que esse esforço trará ótimos resultados para a Soluções Usiminas bem como ajudará a engrandecer o ecossistema de inovação no Brasil. Assim como outras grandes empresas, a Soluções Usiminas tem muitas oportunidades para inovar e sempre ficamos muito contentes quando membros sêniores de grandes corporações como a Usiminas estão tão engajados com nosso processo e comprometidos a resolverem seus desafios, utilizandostartups locais e de todo o mundo, fomentando a inovação”, avalia.

Hub Minas Digital

O projeto de parceria entre a Soluções Usiminas e a britânica The Bakery é resultado de uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o Hub Minas Digital. O programa busca promover mudanças na cultura de negócios e estimular a criação e o crescimento de startups no estado. Desde 2015, o número de empresas desse modelo saltou 320% em Minas Gerais e o estado tem voltado sua atenção à integração entre as novas tecnologias e as empresas da economia tradicional.

A The Bakery London, aceleradora de inovação pioneira no mundo, tem como principais destaques em seu portfólio projetos desenvolvidos em parcerias com a BMW (indústria automobilística alemã), ABInBev (multinacional belgo-brasileira de bebidas e cervejas) e Unilever (multinacional britânico-holandesa de bens de consumo).