SaintGobain, considerada uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo, segundo o ranking Clarivate Analytics, está impulsionando sua estratégia de inovação aberta no Brasil com o lançamento do Programa de Aceleração de startups – Building Blocks, em parceria com a Liga Ventures. O objetivo é atrair startups de todo o país que desenvolvam negócios inovadores para trazer eficiência e escalabilidade no setor da construção civil ou que atuem nas áreas de soluções digitais para melhorar a experiência do consumidor final e profissionais da construção. As interessadas têm até o dia 16 de setembro para se inscrever.

Sobre o programa

O programa Building Blocks selecionará até 4 startups que terão acesso a uma aceleração de 4 meses com acompanhamento e metodologia do time da Liga Venture no novo edifício do CUBO em São Paulo; de mentorias exclusivas com executivos SaintGobain e especialistas de mercado da rede Liga Ventures; além da geração de negócios com a SaintGobain e suas marcas.

Temas e seleção

Para o primeiro ciclo do programa, a Saint Gobain busca por startups com soluções ligadas à inteligência das edificações, como modelização e simulação digital, impressão 3D para sistemas construtivos e edifícios; inovações nos canais de venda online, como marketplace, e-commerce ou ainda soluções de pagamento e processo logístico como last-mile; serviços digitais para encantamento do cliente que tenham foco no aprimoramento da experiência do consumidor final na jornada da construção e reforma e que facilitam o dia a dia dos profissionais da construção.

“Juntos com as startups queremos trazer projetos disruptivos para a cadeia da construção civil, ainda considerada pouco inovadora e digital. Os nossos focos serão em soluções de produtividade e eficiência, novos modelos de negócios e de distribuição, além de serviços digitais utilizando o melhor das novas tecnologias, seja de realidade virtual, Internet das coisas, big data, inteligência artificial, etc. Essas inovações serão desenvolvidas junto com os nossos clientes, fornecedores e parceiros de negócio para garantir relevância e fazer avançar nossa indústria como um todo”, aponta a Diretora de Marketing e Estratégia Digital da SaintGobainno Brasil, Lucile Charpentier.

Liga Ventures

O Building Blocks conta com a expertise da Liga Ventures, que é a primeira aceleradora focada em conectar startups com grandes empresas no Brasil, tendo sido responsável por programas de sucesso, como a Oxigênio Aceleradora, da Porto Seguro, AutoTech, com Webmotors e Mercedes Benz, entre outros.

Todo o processo será desenvolvido no novo espaço SaintGobain do CUBO Itaú, em São Paulo, maior hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, parceiro da SaintGobain, como uma forma de gerar oportunidades e troca de experiências com outras startups, rede de parceiros e potenciais investidores.

Resultados concretos

O foco nos ecossistemas de empreendedorismo e startups é um dos pilares da estratégia de inovação da SaintGobain. No Brasil, o Grupo multiplica as interações com importantes hubs, como o CUBO Itaú, a Plug e a ACE, o que contribuiu para o relacionamento com mais de 500 startups ou clusters, e que vem gerando frutos: hoje, mais de 80% dos projetos da área digital da empresa têm a adoção de soluções de startups, que ajudaram na redução de até 50% do tempo de execução dos projetos e 30% dos custos. Este ano, a companhia já iniciou interação com mais de 30 delas, e temos 16 projetos ou proof of concept em andamento.

“Só temos a ganhar ao estreitar nosso relacionamento com essa nova geração de empresas, mais ágeis e mirando o crescimento exponencial. É uma formidável fonte de transformação organizacional e de engajamento. Em contato com as startups, nossas equipes são estimuladas a pensar fora dos processos tradicionais e a ousar. Isso é muito valioso! ”, comemora Lucile Charpentier.