O mercado de startups tem crescido cada vez mais nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Startups(ABStartups), em 2017, o país registrava cerca de seis mil. A instituição estima que existam entre 10 a 15 mil empresas, mas muitas ainda estão em fase de ideias e nem todas com CNPJ ativo.

De acordo com o especialista em startups do meuSucesso.com e fundador da ACE, Pedro Waengertner, o volume de investimentos no setor está aumentando e deve manter esse ritmo de crescimento nos próximos anos, fato favorável para que mais empreendedores decidam colocar seus negócios em prática.

“O Brasil tem muitas oportunidades a serem preenchidas por startups, uma vez que o mercado está crescendo em nichos específicos e promovendo o desenvolvimento com tendências que tragam novidades para o consumidor. Hoje, é perceptível um aquecimento do setor como nunca foi visto antes”, avalia Waengertner.

Entre as tendências esperadas para o futuro das startups, além do aumento de investimentos no setor, o especialista aposta na internacionalização das empresas brasileiras. “A visão geral é que essas tendências nos próximos anos serão muito fortes. Asstartups brasileiras pensarão em internacionalização para mercados em qualquer lugar do mundo”, aponta. “Outro movimento em crescimento é o de financiamento das startups, por meio dos chamados ICOs (oferta pública de ações feita com criptomoedas)”, acrescenta.

Líder de uma das maiores aceleradoras de startups da América Latina, Waengertner aponta algumas dicas para que empreendedores tenham sucesso no universo das startups.

1 – Observe os hábitos de consumo dos clientes

Preste atenção no hábito de quem está na ponta e veja como as pessoas estão mudando e consumindo as coisas. Por exemplo, veja o que elas estão consumindo no celular, o que está na primeira tela, tudo isso é uma boa pista do que está por vir. A maneira que você tem para mapear as tendências, além de olhar os relatórios econômicos que surgem, é observar as coisas mais sutis, ou seja, os movimentos na ponta, identificando os novos hábitos dos indivíduos.

2 – Esteja preparado para assumir seu papel como líder

Você deve estar pronto para crescer rapidamente e assumir uma posição de liderança no mercado em que atua, ou seja, uma startup precisa crescer mais rápido do que o mercado e se destacar perante a concorrência dentro da sua categoria.

3 – Você sempre pode melhorar

Hoje, o mercado abre espaço para startups de todos os tipos atingirem a excelência. Uma dica muito importante para as que querem se consolidar é, basicamente: não acredite que você não pode melhorar.

4 – Seja exigente com os resultados

Existem muitos recursos acessíveis, o mercado e a qualidade das startups melhoraram. É preciso ser muito mais exigente com os resultados, com os números que serão apresentados para o mercado, com a qualidade do produto que se está colocando no mercado e, principalmente, como você vai levar esse produto até o seu cliente.

5 – Estratégias para o futuro

Planejar é fundamental. Todo empreendedor deve pensar em como posicionar o seu negócio perante a concorrência. Embora esteja no Brasil, é preciso pensar em como concorrer globalmente. Mesmo que você não decida sair do país, em algum momento vai chegar uma startup de outro lugar do mundo e ela vai competir com o seu negócio, então, você precisa ter uma startup de classe mundial para conseguir competir no mercado.