* Por Bruno Perin

Sim, empreender é uma verdadeira loucura! Apagar alguns incêndios é algo normal, assim como se sentir perdido no meio de tantas atividades também. Dos jovens empreendedores aos mais experientes é comum entrar nesse furacão e muito tempo depois se dar conta da realidade, geralmente isso só acontece quando alguma bomba estoura. É nessa hora que você para e pensa – “Eu preciso ter uma rotina melhor de trabalho e evitar que esse tipo de coisa aconteça!”

Há 12 anos, dentro dessa vida de empreendedor, resolvi adotar alguns hábitos que acredito serem essenciais para me manter no estado de atenção diariamente, os quais podem te ajudar muito a não se perder e ser muito mais efetivo naquilo que é importante.

tenha uma lista acessível de atividades

Eu prefiro fazer no papel, escrever ajuda a lembrar, aumenta o compromisso e no celular toda a vez que usamos para algumas anotações pode atrapalhar um pouco. De uma forma ou de outra, muito tempo é perdido por ficar parado pensando em tanta coisa e decidindo o que é mais importante ou urgente agora. Quando se sabe as atividades e a ordem que devemos segui-las, deixamos de perder o nosso tempo precioso.

Faça uma lista de trabalho no dia anterior

Quando você deixa para pensar tudo o que vai fazer logo no início do dia, seu cérebro fica na pressão de começar logo e isso pode causar confusão nas suas atividades. Ao perceber que você pode ter muitas coisas para fazer, você corre o risco de terminar o dia sem terminar a lista, o que é terrível para a produtividade e efetividade. Um dia antes, a noite é mais tranquilo de pensar o que é necessário fazer e isso te torna mais assertivo nas definições.

Confira as atividades antes de começar

Abuse de 10 minutos muito inteligentes para você checar o que precisa fazer no seu dia, preparando sua mente para as atividades seguintes. Com isso, você aumenta a percepção sobre aquilo que terá de fazer e ainda aumentam as chances de fazer um bom trabalho.

Defina pausas e pare

É comum o empreendedor ficar imerso e as vezes trabalhar 7, 8 até 9 horas seguidas sem parar para descansar, esticar o corpo ou ir ao banheiro. As pausas ajudam o cérebro a recuperar o folego, ajudam a pensar em melhores alternativas de fazer as coisas, além de ajudar também a encontrar novas estratégias e, por incrível que pareça, elas aumentam seu rendimento. Por isso, faça intervalos nas suas atividades, pare para respirar, tomar água, alimente-se, estique seu corpo e, também vá ao banheiro, tire uns minutos para tomar seu café, e literalmente aperte o PAUSE do seu foco algumas vezes no seu dia.

Verifique aquilo que importa

No início dos negócios as vendas podem ser baixas por dependerem de muito esforço para colocar todo seu planejamento em movimento e, com isso, às vezes, você acaba se deparando com pouco retorno. De qualquer maneira, diante de qualquer resultado é essencial ter controle das objeções dos potenciais clientes, verificando o que está indo bem e checar o feedback da equipe. Isso te ajuda a dar novos direcionamentos aos processos, portanto, não adianta ficar enlouquecido ajustando o cronograma de atividades e tapando buracos sem saber se está indo de verdade para o lado certo.

Não tenha medo das finanças

Alguns investimentos como restaurantes e lanchonetes o giro acontece num efeito bem mais rápido de entrada e saída. E isso exige que o empreendedor tenha controle financeiro diário de maneira rigorosa. No entanto, aqueles serviços de agências, escritórios de advocacia e outros, que podem ter planos mensais é natural desenvolver fluxos menores. Portanto, seja lá qual for o seu negócio tenha paciência para ver os rendimentos chegarem um bom tempo depois. Uma das piores coisas que podem acontecer no dia a dia do empreendedor é não ter noção das suas finanças. Verificar o destino e origem de entrada e saída do dinheiro é fundamental para definir as decisões dos próximos dias, semanas e meses…

Venda-se através do marketing

É muito comum em vários negócios as pessoas não terem o perfil de vender o próprio trabalho. Grande parte dos empreendedores gostam do que fazem e acreditam que tudo vai se vender sozinho. Bom, esse é o sonho de 99,9% dos empreendedores, mas o que acontece é que a concorrência é mais acirrada e a disputa por atenção é ainda mais e com essa realidade não dá para contar apenas com essa hipótese remota. Todos os dias é fundamental encontrar boas alternativas para vender sua empresa ou serviços, seja no Facebook, falando com os clientes, mostrando para as pessoas o que você tem feito de bom. Às vezes elas podem não perceber o mesmo que você, por via das dúvidas mostre!

Converse com alguém da equipe que esteja mais afastado

Essa é uma prática que comecei a fazer há pouco tempo e foi muito boa. Estimula a sempre conversar com a equipe, e pegar pontos de vista diferentes sobre o que está acontecendo. E isso permite que as pessoas conversem com você sobre várias ideais, aumentando o engajamento e evitando que elas só cheguem até você com a bomba na mão. Isso te faz um profissional mais proativo e mantém uma janela aberta com as pessoas.

“Sobrevive no empreendedorismo quem tem mais desejo de sucesso do que medo de falhar”

São essas coisas simples assim que aprendi e que aumentaram, consideravelmente, minha evolução como empreendedor. Queria muito ter seguido essas ideias logo no início e ter caminhado bem mais rápido, mas tive que aprender a duras penas. No entanto, você tem aqui o que vários erros e problemas me levaram aprender, espero que elas lhe ajudem muito na sua jornada empreendedora.

E se tiver algumas dicas, por favor me passe também, vou ficar feliz em aumentar o Checklist – O que todo empreendedor deve fazer diariamente – e potencializar meu dia-a-dia no empreendedorismo.


Bruno PerinBruno Perin, um cara Free LifeStyle, empreendedor, consultor, palestrante e escritor. Autor do livro – A Revolução das Startups. Pioneiro na combinação dos conhecimentos em Startup, Empreendedorismo, Marketing e Comportamento Jovem alinhado a Neurociência. Busca das formas mais diferentes, malucas e inusitadas possíveis desenvolver pessoas e negócios que façam a diferença no mundo, de jeito divertido, valorizando a vida e o agora.