Mais de 1.500 relacionamentos estabelecidos entre startups e grandes empresas, quase o dobro comparado a 2017. Esses são os números apresentados pelo movimento 100 Open Startups, plataforma que conecta startups a grandes empresas, durante o anúncio do Ranking 100 Open Startups 2018, que ocorreu nesta quarta-feira (04), no CUBO, em São Paulo.

A lista é resultado de um processo anual que envolve especialistas do mercado, como aceleradoras, investidores e grandes empresas, e reconhece as startups que mais despertaram interesse em grandes instituições. Além das 100 startups mais atraentes na visão do mercado e prontas para investimento e das companhias mais engajadas no ecossistema de inovação brasileiro, o movimento também apresentou a lista de startups de destaque em 24 categorias.

“Em 2018, 275 startups obtiveram pontuação para o ranking que mede o relacionamento delas com grande empresa, o que constata a consolidação deste mercado. Open Innovation já é uma realidade no Brasil e vem crescendo exponencialmente, o que é comprovado pelos números apresentados. Estamos extremamente satisfeitos em termos ajudado a fomentar no país um ambiente de colaboração que gera oportunidades reais de negócios inovadores. Há três anos, quando lançamos o primeiro Ranking era ousado pensar em encontrar 100 startups qualificadas para esse tipo de relacionamento”, comenta Bruno Rondani, fundador e CEO da 100 Open Startups.

Entre os setores que se destacaram estão: varejo, agricultura, construção, serviços financeiros, alimentação e para PMEs. Já entre as tendências de crescimento identificadas estão Marketplace, Big Data, Biotech, Visão Computacional, IoT, Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

O evento contou ainda com a presença de uma das pesquisadoras em empreendedorismo mais influentes do mundo, professora Saras Sarasvathy, responsável por introduzir o conceito de Effectuation e que reconheceu o movimento 100 Open Startups como um case de validade global.

Números do Movimento em 2018

  • 4.600 startups ativas
  • 9000 executivos avaliadores
  • 800 grandes empresas conectadas
  • 32 mil avaliações registradas
  • Mais de 1.500 relacionamento estabelecidos entre 275 startups e 243 grandes empresas

As dez primeiras colocadas do Ranking (startups):

 

1 Allya
2 Fhinck
3 Opinion Box
4 GoEpik
5 Incentivendas
6 Comprovei
7 PROSUMIR Aproveitamento Energético
8 Intelup
9 Forebrain
10 Pris Software

 

As dez primeiras colocadas do Ranking (Open Techs):

1 Accenture
2 ISA CTEEP
3 Natura
4 Algar Telecom
5 Dow
6 Cemig
7 Johnson & Johnson
8 MATERA Systems
9 Bosch
10 Braskem

Para ter acesso ao Ranking completo clique aqui.