Já estão abertas as inscrições para a primeira temporada do Startup Show, o reality show de empreendedores digitais nascentes inédito no Brasil. O objetivo deste “web reality show” será desenvolver um ambiente para que projetos promissores possam ganhar o mercado, com o apoio de mentores e investidores.

Idealizador e apresentador do Startup Show, Leo Soltz explica que o projeto se propõe a preencher um vazio no ecossistema empreendedor brasileiro, construindo pontes entre seus diversos atores: universidades, investidores (angels, venture capitals, instituições de fomento e crowdfunds), usuários, empreendedores e mentores.

“Mais do que recursos, é preciso um canal direto entre quem pode se interessar por um produto, uma ideia ou uma empresa nascente e aqueles que nela estão contidos. Essas comunidades não se encontram com frequência, pouco se falam e muitas vezes pensam de forma distinta”, afirma Soltz. “É com base nesse novo e pujante mercado e nos desafios que o cercam que nasceu o Startup Show “, completa.

As dez semanas de competições e a grande final serão totalmente veiculadas pelo canal do Startup Show no YouTube e pelas redes sociais. A seleção dos candidatos, desde a inscrição, será feita por um corpo de jurados e pelo público, com o auxílio do sistema de computação cognitiva Watson, da IBM.

A final será em 26 de outubro. O vencedor receberá como prêmio uma viagem de uma semana para os Estados Unidos, com programação orientada para sua capacitação como empreendedor. Mas todos os inscritos ganharão uma avaliação avançada (valuation) de sua startup pela ferramenta empresarial Free Valorize.

As inscrições podem ser feitas no site. Os candidatos devem preencher um formulário, enviar um Pitch atrativo sobre sua startup e um Minidoc pessoal, também em vídeo, sobre suas vidas, experiências, projetos e aspirações.