Ter uma loja virtual ou vender em marketplaces? Essa pode ser uma das principais dúvidas de um empreendedor que quer ganhar dinheiro na internet, mas que ainda não sabe qual o melhor modelo adotar. Tanto a loja virtual quando o marketplace tem suas vantagens e desvantagens e é preciso analisar o que melhor se encaixa nas necessidades do seu negócio.

Segundo Elias Junior, diretor de parcerias da Xtech Commerce, plataforma de ecommerce para pequenas e médias empresas, para tomar a melhor decisão entre loja virtual e marketplace é preciso entender as características destes canais e conhecer quais estratégias eles demandam. “Se você deseja investir em marketing digital e fidelização de clientes, por exemplo, há um caminho específico que você deve seguir. Para outros objetivos, pode ser que investir nas duas plataformas de venda seja o ideal” explica Elias.

Para ajudar neste momento de decisão, a Xtech Commerce, elencou algumas vantagens destes dois canais.

Ecommerce próprio

Autonomia associadas à gestão logística: Você pode movimentar o estoque com promoções e aplicar cupons de desconto conforme sua necessidade.

Integrações avançadas: A loja virtual oferece diversas alternativas de integração, inclusive com o marketplace, atraindo um grande volume de visitantes.

Gestão de marca: Uma loja virtual aumenta a confiança do consumidor em relação a sua marca e desenvolve relacionamentos duradouros.

Ações de marketing diversificadas: Com a liberdade de se comunicar frequentemente e de forma automatizada, você será capaz de desenvolver ações de marketing efetivas com seu público e, consequentemente, vender mais.

Marketplace

Diversificação: Os marketplaces são vantajosos mesmo para quem possui um ecommerce próprio, já que eles estabelecem mais de um canal de venda para a loja, evitando a dependência em uma única fonte de renda.

Visibilidade: Os sites de grandes varejistas são muito conhecidos pela maioria dos consumidores, o que contribui para a visibilidade de sua loja.

Abrangência geográfica: Além de uma grande audiência, os marketplaces atraem pessoas do Brasil todo. Isso permite que sua loja ganhe mercado sem demandar grandes investimentos.

Controle financeiro: A maioria dos marketplaces trabalha com um ciclo fixo de pagamentos, o que garante maior previsibilidade ao fluxo de caixa do negócio.