Localizado em Capivari (SP), o oitavo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento do Grupo SaintGobain no mundo e único no Hemisfério Sul acaba de completar dois anos. No período, dobrou o número de pesquisadores para 30 e ultrapassa a marca de 50 projetos realizados ou em desenvolvimento. Com foco em Ciência dos Materiais e em Física das Edificações, as iniciativas atendem a diversidade dos negócios do Grupo e auxiliam na conexão entre eles, além de contribuírem para a adequação dos produtos e das soluções SaintGobain ao mercado nacional.

Outros exemplos dos investimentos da SaintGobain em inovação são os diversos lançamentos de produtos na área de matérias de construção, para a Weber e para a Placo, e na área de plásticos de alta performance, por exemplo. Além deles, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento contribui para melhoria dos processos industriais e a redução dos custos de matérias-primas de todos os negócios no Brasil.

“É preciso destacar a excelente conexão que temos entre os laboratórios e todas as áreas dos negócios. E o resultado é o rápido avanço dos desenvolvimentos e pesquisas internas que têm favorecido o mercado da construção sustentável como um todo no Brasil”, afirma o diretor do Centro de P&D da SaintGobain, Paul Houang. A própria edificação do Centro foi desenvolvida a partir dos novos conceitos em construção sustentável e em eficiência energética. “Para se ter uma ideia, o Centro de P&D da SaintGobain registra 60% a menos de consumo energético que os melhores prédios de São Paulo”, completa.