A partir de agora, os passageiros do aeroporto Schiphol, em Amsterdã, capital holandesa, podem trocar seus euros restantes por Bitcoin ou Ethereum em um “Bitcoin ATM”. O caixa eletrônico para estas transações está em fase de teste e este é o primeiro aeroporto da Europa a oferecer este serviço.

“O Schiphol está constantemente procurando maneiras de inovar e fornecer o melhor serviço aos passageiros”, diz Tanja Dik, diretora de Produtos e Serviços ao Consumidor do Aeroporto Schiphol. “Com o ATM da Bitcoin, esperamos oferecer um serviço útil aos passageiros, permitindo-lhes trocar facilmente euros ‘locais’ pelas criptocorrências ‘globais’ Bitcoin e Ethereum. Isso pode ser benéfico se, por exemplo, não for possível gastar euros em seu país de origem. ”

Por enquanto, o teste terá a duração de seis meses e visa explorar se existe uma demanda por esse serviço entre os passageiros. O caixa eletrônico Bitcoin, localizado no saguão de desembarque 2, também fica no corredor dos saguões de embarque 1 e 2. Muitos passageiros que saem passam por esse local. A localização também permite oferecer aos visitantes do Schiphol Plaza a oportunidade de trocar seus euros por Bitcoin.

Este teste é o resultado da cooperação entre o aeroporto e a empresa holandesa ByeleX Data Solutions BV, “The Byecoin Company”. “Estamos entusiasmados que o Schiphol esteja disposto a se juntar a nós na exploração de formas de introduzir os passageiros à nova criptografia”, de acordo com o diretor da ByeleX, Herman Vissia.