A Waymo, unidade de condução autônoma da Alphabet, quer levar seu serviço de robô-táxi para a Europa, após o lançamento nos Estados Unidos no fim do ano.

O chefe-executivo da Waymo, John Krafcik, disse que a empresa pode entrar no mercado europeu junto com um parceiro, mas não deu nenhum prazo.

“Há uma oportunidade para a Waymo experimentar na Europa, com produtos diferentes e talvez até com diferentes estratégias de mercado”, disse Krafcik no Congresso Europeu de Notícias Automotivas em Turim na quarta-feira. “É possível que nós tenhamos uma abordagem muito diferente aqui da que nos EUA.”

Autoridades da empresa têm passado tempo na Europa para entender melhor as diferenças regulatórias, políticas entre outras com os EUA, disse o executivo.

A Waymo usará veículos da Fiat Chrysler (FCA) e da Jaguar Land Rover na sua frota autônoma nos EUA, mas Krafcik não deu sinais sobre se um dos dois será um parceiro potencial para os serviços na Europa.

A companhia está pronta para lançar seu serviço de passeio em certa áreas de Phoenix (Arizona) nos próximos meses, com planos de estrear em seguida o programa de maneira mais ampla.

“O mundo vive dizendo que os carros de direção automática serão lançados em breve. Estamos fazendo isso hoje em Phoenix, dirigindo sem humanos no banco da frente”, disse Krafcik.

Fonte: Agência Reuters