Uma matéria recente mostrou como a inovação corporativa aproxima cada vez mais as grandes empresas de startups. Ao contrário do que muitos podem pensar, esses programas não se restringem somente aos grandes centros, e diversos grupos nacionais com forte atuação regional têm se conectado com startups e com inovação ágil.

Uma das vantagens das empresas nacionais em relação às subsidiárias globais é a velocidade de resposta: menos pessoas, menos saltos na hierarquia e maior proximidade da alta gestão. Os processos também influenciam: nas empresas globais, muitos pontos de contato acabam gerando longas esperas junto a áreas como Jurídico ou Financeiro, o que acaba atrapalhando a agilidade em negociações com startups. Em termos de potencial de compra, as duas costumam ter tíquetes muito parecidos, considerando o que empreendedores costumam buscar em mercados B2B.

Como exemplo, a Brasal, um dos maiores grupos empresariais do centro-oeste cuja sede está localizada Brasília – DF. Presente em setores que vão de bebidas a automóveis e incorporações, o faturamento bruto das empresas da organização alcançou R$1,6 bilhões em 2017. A diversidade de atuação é uma ótima oportunidade para empreendedores aplicarem soluções inovadoras.

Com abrangência nacional, a segunda edição de seu Programa Impulso traz uma proposta diferente: não exige equity da startup, e ainda oferecem o prêmio de R$25 mil para a empresa que se destacar no programa. Grande parte do trabalho com as oito startups escolhidas será feito remotamente, com mentoria e alinhamento de provas de conceito que podem transformar a Brasal numa cliente, parceira ou mesmo investidora.

Com inscrições se encerrando no próximo dia 21 de junho, o Programa Impulso procura startups em diversas áreas: Logística, Transporte, Gestão, Relacionamento com Cliente, Alimentos e Bebidas, Sustentabilidade, Veículos e Seguros, Turismo e Hotelaria, além de aplicações em Machine Learning, Inteligência Artificial, Big Data e Data Analytics. Para se inscrever, basta ter uma startup formalizada e preencher os dados aqui.