A Microsoft confirmou hoje a aquisição da GitHub, principal plataforma de desenvolvimento de software do mundo. Segundo informações do Techcrunch, o valor do acordo foi de US$7,5 bilhões. 

Em um comunicado oficial, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que todas as indústrias – desde a medicina até a agricultura de precisão estão sendo impactadas pela tecnologia, e a comunidade de desenvolvedores só crescerá em número e importância. “Fluxos de trabalho de desenvolvedores impulsionarão e influenciarão processos e funções de negócios em toda a organização – de marketing, vendas e serviços até a área de TI e RH e a criação de valor e o crescimento em todos os setores serão cada vez mais determinados pelas escolhas feitas pelos desenvolvedores”.

Satya destaca também que o verdadeiro poder surge quando todos os desenvolvedores podem criar juntos, colaborar, compartilhar códigos e aproveitar o trabalho uns dos outros. “É por isso que estamos tão animados com o anúncio de hoje. Mais de 28 milhões de desenvolvedores já colaboram no GitHub e abrigam mais de 85 milhões de repositórios de código usados ​​por pessoas em quase todos os países. Das maiores corporações às menores startups, o GitHub é o destino para os desenvolvedores aprenderem, compartilharem e trabalharem juntos para criar softwares. É um destino para a Microsoft também. Somos a organização mais ativa do GitHub, com mais de 2 milhões de “commits” ou atualizações feitas em projetos.

Com a aquisição, a companhia enxerga três oportunidades claras. A primeira, de capacitar os desenvolvedores em todos os estágios, desde a ideação até a colaboração e a implantação na nuvem.  A GitHub continuará sendo uma plataforma aberta, onde qualquer desenvolvedor pode se conectar e os desenvolvedores continuarão podendo usar as linguagens de programação, ferramentas e sistemas operacionais de sua escolha para seus projetos – e ainda poderão implementar seu código em qualquer nuvem e qualquer dispositivo.

Após isso, a Microsoft irá acelerar o uso do GitHub pelos desenvolvedores corporativos, com seus canais de vendas diretas e parceiros e acesso à infraestrutura e serviços de nuvem global da empresa. Por fim, levará as ferramentas e os serviços de desenvolvedores da Microsoft para novos públicos.

“Reconhecemos a responsabilidade que assumimos com este acordo. Estamos empenhados em sermos administradores da comunidade GitHub, que operará de forma independente e continuará sendo uma plataforma aberta. Sempre ouviremos o feedback dos desenvolvedores e investiremos em fundamentos e novos recursos”, finaliza Satya”.

Foto de destaque: Chris Wanstrath (left), Github CEO and co-founder; Nat Friedman, Microsoft corporate vice president, Developer Services; Satya Nadella, Microsoft CEO; and Amy Hood, Microsoft Chief Financial Officer.