*Por Rede Mulher Empreendedora
A RME e o Google acreditam que a criatividade e o desenvolvimento econômico só podem existir quando temos um ambiente diverso e inclusivo. Infelizmente, uma visão ainda não difundida e distante da realidade de muitos mercados. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, serão necessários 100 anos para excluirmos a diferença de gênero entre homens e mulheres. Para compreender o tamanho dessa lacuna, no Brasil a taxa de desemprego é 29% maior entre mulheres em relação aos homens.
Queremos que as mulheres sejam representadas com igualdade em nossa sociedade e da mesma forma na economia. Desejamos que elas se sintam capacitadas, seguras e preparadas para aproveitar as oportunidades para crescer profissionalmente e desenvolver seus negócios.
Em 2017, realizamos dois pilotos para treinar 100 mulheres de duas grandes comunidades em São Paulo – Paraisópolis e Brasilândia. Durante os treinamentos presenciais de quatro dias, um deles totalmente dentro das comunidades, aprendemos sobre as reais necessidades dessas mulheres e aperfeiçoamos o conteúdo do treinamento para torná-lo relevante para elas.
Dessa experiência nasceu um programa para capacitar mulheres brasileiras desfavorecidas a criar sua própria oportunidade econômica, tornando-as confiantes e preparadas para que no futuro aproveitem os recursos da era digital, seja abrindo um negócio ou encontrando um emprego. Desenvolvida em parceria com o Google, a iniciativa já capacitou 500 mulheres este ano em sessões no Google Campus São Paulo e mais de 2000 em Teresina e Brasília, em um treinamento que é parte do Cresça com o Google. Nosso objetivo é treinar 10 mil mulheres até o fim do ano.
“Acreditamos que quando investimos em mulheres, elas contribuem dando um retorno à sociedade. Elas investem na educação dos filhos, no bem-estar das comunidades onde vivem e na construção de um mundo mais igualitário”, afirma Ana Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora.
Para acelerar a redução da desigualdade econômica entre homens e mulheres no Brasil, o Google.org realizou uma doação de ao Instituto Rede Mulher Empreendedora. Esse investimento será usado para treinar 135 mil mulheres em todo o Brasil nos próximos dois anos.
“Esperamos que com esse investimento o Instituto Rede Mulher Empreendedora tenha fôlego para agilizar essa mudança fundamental para o país. Eliminando a lacuna de gênero, o Brasil contaria com um PIB 30% maior. Todos têm a ganhar com o desenvolvimento das mulheres”, afirma Susana Ayarza, Diretora de Marketing do Google Brasil.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.