A Abseed estruturou um fundo de investimentos para empresas de software que estão em estágio inicial de crescimento, 100% focado em SaaS e modelos de recorrência B2B. Além de apostarem em investimentos de seed capital (capital semente), a proposta de valor da Abseed inclui apoiar as startups com conhecimento em marketing e vendas SaaS para permitir previsibilidade e crescimento às empresas do portfólio.

Idealizada em 2016, a Abseed entrou em operação em 2017, ano em que avaliou 170 startups e investiu com capital próprio em três: Meetime, Aegro e GoCache. Neste ano, a proposta é fazer aportes em até cinco negócios nascentes. A estimativa é que o fundo estruturado pela Abseed construa um portfólio de 16 investimentos nos próximos três anos, em um total de até R$35 milhões.

A Abseed busca negócios em fase operacional e com receita recorrente mensal a partir de R$ 50 mil. “Nesta etapa é crucial que as empresas consigam financiar sua operação até alcançarem novas rodadas de investimento, como séries A e B”, explica o sócio Geraldo Melzer. A rodada de investimento em capital semente lideradas pela Abseed podem alcançar de R$1 milhão a R$3 milhões.

Com uma proposta especialista, atua apoiando as empresas investidas com a estruturação dos processos de marketing e vendas específicos do modelo de recorrência. Esse conhecimento técnico aportado, segundo Melzer, contribui com a construção de operações mais previsíveis e escaláveis. A Abseed conta com mentores, parceiros e especialistas que igualmente orientam, auxiliam os processos e são referências na área, com anos de experiência.

“Temos acumulado aprendizados e muitas informações relevantes para os empreendedores que estão começando a escalada de uma startup SaaS no Brasil. Não podemos esquecer que a escalada de um SaaS é um negócio que vai além de ampliar vendas – trata-se de acompanhar de perto métricas de retenção e aumento de ticket médio. Ter lucidez sobre o real potencial de dimensão do seu negócio é crucial”, complementa.

Diferencial do time na gestão

Um dos diferenciais do fundo está na equipe. O sócio diretor Geraldo Melzer possui MBA na Duke University, em Durham, nos Estados Unidos e experiência em empresas renomadas, como a Dell Brasil e Resultados Digitais. Na Dell, ele criou uma estrutura de canais para venda a pequenos e médios negócios – em quatro anos alcançou mais de U$ 100 milhões de receita anual. Na Resultados Digitais, expandiu a área de parceiros e estratégias de desenvolvimento de negócios SaaS, visando a retenção, receita e sucesso dos clientes.

Além de Melzer, a Abseed também tem como sócio Marcelo Hoffmann, advogado que estruturou inúmeras operações de investimento e agrega experiência em governança corporativa. Compõem o time ainda Felipe Coelho, head de Vendas que estruturou mais de 250 projetos de Inbound Marketing e vendas para empresas de tecnologia durante a sua trajetória dentro da Resultados Digitais e é um especialista em vendas para SaaS, e o head de Marketing Franco Zanette, growth hacker que trabalhou na construção da máquina de aquisição que levou a Resultados Digitais a obter mais de 10 mil clientes durante seus primeiros anos e, hoje, é uma referência em Inbound Marketing.