A Tamboro, startup de inovação em educação, anuncia parceria com o Instituto Social para Motivar, Apoiar e Reconhecer Talentos (Ismart). O objetivo é oferecer um ambiente on-line e interativo com uma linguagem própria para jovens, no intuito de desenvolver competências socioemocionais que atendam às demandas sociais e de trabalho da atualidade.

Ativo desde 1999, o Ismart, uma organização sem fins lucrativos, atua na identificação de talentos de baixa renda com idade entre de 12 e 15 anos, concedendo bolsas em escolas particulares e o acesso a programas de desenvolvimento e orientação profissional. Por meio da plataforma on-line da Tamboro, os bolsistas do Instituto terão acesso a cursos que, ao colocar em prática novas metodologias, possibilitarão que eles ampliem seu entendimento em colaboração, comunicação e inovação, entre outras competências.

Até o final de 2018, a parceria pretende alcançar mais de 600 estudantes, número que deve crescer para mil nos próximos três anos. Fabiano Gonçalves, gerente do Ismart Online, ressalta que um dos principais resultados esperados é que os alunos apliquem os aprendizados nos seus projetos. “Acreditamos que os recursos da plataforma Tamboro contribuirão para que os alunos desenvolvam as competências propostas pelo Ismart e ainda coloquem em prática durante o desenvolvimento dos projetos que realizam durante o ano.”

Maíra Pimentel, diretora de projetos da Tamboro, explica que na plataforma os mentores dos alunos podem acompanhar a evolução de cada estudante, incluindo feedbacks diretamente na ferramenta. “Usamos diferentes abordagens para cumprir um objetivo em comum: desenvolver competências”, pontua Maíra. “O mercado de trabalho e a sociedade como um todo estão sendo fortemente afetados pela inserção de novas tecnologias, e queremos usá-las a nosso favor para oferecer novas oportunidades aos alunos do Ismart”, afirma. Afinal, um dos grandes objetivos da parceria, complementa Maíra, é ajudar estes jovens a se transformarem em protagonistas do seus próprios destinos.