De acordo com relatório da consultoria Zion Market Research, o mercado global de gerenciamento de APIs (Application Programming Interface) respondeu por cerca de US$609,32 milhões em 2016 e deverá atingir, aproximadamente, US$ 3.436,16 milhões até 2022, crescendo a uma taxa de 33,4% entre 2017 e 2022.

Quem trabalha ou possui negócios relacionados a tecnologia sabe que as APIs, conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web, são uma necessidade da TI corporativa moderna. Estima-se que existem no mercado mais de 16.500 API’s e para integrá-las, há hoje soluções personalizadas que tornam sua gestão mais fácil e estratégica. Base para o desenvolvimento rápido de aplicativos, as plataformas de gestão de APIs ganham cada vez mais mercado.

O especialista em transformação digital e e-commerce, Thiago Lima, CEO do LinkApi, plataforma de integração inteligente que oferece mais de 100 tipos de integrações para empresas, listou as principais razões e dicas do porquê e como escolher a sua plataforma de integração de APIs para que seu negócio tenha o máximo de desempenho.

  • Melhor desempenho da equipe: Com uma plataforma de integração de APIs, a equipe de TI da empresa ganha em produtividade e consegue concentrar seus esforços em projetos estratégicos, pois o tempo gasto com desenvolvimento, gerenciamento, supervisão, implantação e correções é otimizado pela plataforma que já entrega tudo isso pronto.
  • Facilidade no gerenciamento: É possível reduzir substancialmente o trabalho administrativo ao se utilizar plataformas de integração, pois ao servir como um único dashboard para todas as API’s implantadas e criadas, as plataformas de integração simplificam e otimizam custos nos processos de gerenciamento.
  • Conectividade em Nuvem: Estima-se hoje que no mercado uma organização tradicional tem em média 13 aplicativos alocados em algum serviço cloud e quando o assunto é conectar aplicativos em nuvem, as API’s são reconhecidas como a melhor opção.
  • Soluções Personalizadas: Através das plataformas de integração via API é possível construir soluções que atendem necessidades específicas do negócio, assim como o de cada departamento que pode se conectar facilmente aos melhores aplicativos e ferramentas disponíveis no mercado.
  • Acesso rápido a informações de bancos de dados: É muito comum a forma de integração via API, a empresa pode criar suas próprias API’s apenas para uso interno, permitindo o acesso facilitado a esses arquivos.
  • Integração empresarial: Ao se contratar uma plataforma de integração via API, agrega-se valor ao negócio e ganha-se a certeza de que se está atualizado com o melhor do que a tecnologia atual oferece e que há a possibilidade de integração com as novidades que o setor a cada dia desenvolve em soluções.
  • Criação de Novas APIs: Para se criar uma nova API é necessário hoje comprar uma que já exista ou desenvolver uma desde o início. Com as plataformas de integração de API é possível fazer a criação de novas a partir de uma integração existente, reaproveitando e modificando o código para a nova necessidade. Desta forma, aproveita-se ao máximo os investimentos realizados com tecnologia existentes.