* Por Exame.com

Ontem teve início, na Califórnia, o evento Google I/O, realizado anualmente pela empresa para apresentar novidades. No palco, assim como tem sido nos últimos anos, a estrela principal foi a inteligência artificial, que vem ganhando espaço e mostrando novas capacidades em produtos desenvolvidos pelo Google.

Veja abaixo os principais anúncios feitos pela empresa, de novidades de Android até um robô que fará ligações no seu lugar.

Android P

A próxima versão do sistema operacional Android começa a dar as caras. Aliás, hoje já está disponível para download a primeira versão de testes para desenvolvedores (e usuários ansiosos). Uma das principais mudanças da próxima versão será uma navegação completamente repensada que será feita por meio de gestos. O acesso à tela inicial continuará por lá, mas também será ter respostas diferentes do smartphone a depender de tipo e da duração do toque no botão.

Outra novidade interessante é uma ferramenta para você ficar de olho em quanto usa o celular. Com ele, será possível limitar o uso de determinados aplicativos e obter informações sobre a sua rotina de uso do app, como quanto tempo gastou na Netflix ou no Facebook.

O sistema ainda ficará de olho em seus hábitos em relação às notificações. Se você não costuma interagir com uma determinada notificação, o smartphone perguntará se você ainda deseja receber outras similares.

Robô fazendo ligações

E se você não precisasse mais fazer pequenas ligações para resolver problemas? O Google se fez essa pergunta e apresentou uma solução. A empresa anunciou que o seu assistente virtual será capaz de fazer ligações e conversar com humanos reais. No palco, foi mostrada uma gravação de uma ligação que teria sido feita pelo robô para marcar um horário em um salão de beleza. Outra demonstração mostrou uma conversa com um restaurante–ambas em inglês, vale alertar.

Nos dois casos, o robô foi capaz de interagir com naturalidade e de improvisar respostas após problemas em relação a horários, por exemplo.

Google Maps

Outro produto que ganhou novidades foi o Google Maps. Ele terá melhorias nas funções de exploração. Com a onipresente inteligência artificial, o Google será capaz de sugerir locais que devem interessar a você. O Google será capaz de saber quais tipos de comida você gostar para, então, sugerir um estabelecimento novo.

Com realidade aumentada, a navegação por meio do aplicativo deve mudar bastante. Com o app aberto, a câmera mostrará o ambiente real, mas instruções sobre o caminho serão adicionadas à tela. O app vai poder mostrar onde se deve virar, por exemplo, para chegar ao destino desejado. Uma mudança inteligente.

Google News reformado

A plataforma para notícias do Google foi reformada e chega com grandes diferenças. Com uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina, o Google News será capaz de saber quais são as notificas que mais importam para você. Será possível visualizar coberturas sobre assuntos específicos.

Haverá integração entre o News e o sistema de assinaturas do Google, que usa informações de sua conta para realizar uma assinatura com pagamento de sites ou outros veículos de notícias. A novidade chega para Android e iOS.

Novos recursos no Fotos

O aplicativo Google Fotos ganhou algumas funções, como conversão de documentos para PDF. Com isso, o usuário terá a opção de, ao fotografar um documento, por exemplo, poder transformar o arquivo em um PDF. O app ainda passará a dar sugestões de ajustes para o usuário, como mudanças na exposição ou outros detalhes.

Outra coisa curiosa é o modo de colorir fotos em preto e branco. O app usará inteligência artificial para analisar uma foto antiga e entender quais eram as cores capturadas. Com isso, em poucos segundos, o usuário poderá colorir uma foto antiga.

* Por Vitor Caputo