O que é blockchain e como o Facebook deveria usá-lo?

Encontrar respostas para essas perguntas agora é responsabilidade de David Marcus, o executivo do Facebook que, até esta semana, administrava o aplicativo de mensagens independente da empresa, o Messenger.

Marcus está deixando o Messenger para assumir uma nova equipe interna dedicada a explorar a tecnologia blockchain, de acordo com várias fontes familiarizadas com o assunto. A equipe será pequena no lançamento, menos de uma dúzia de pessoas, mas incluirá alguns executivos-chave do Instagram que estão se juntando a Marcus: o vice-presidente de engenharia do Instagram, James Everingham, e o vice-presidente de produtos do Instagram, Kevin Weil.

O chefe de produto do mensageiro, Stan Chudnovsky, assumirá o aplicativo Messenger e sua equipe.

A mudança é digna de nota por alguns motivos:

  1. Como ex-presidente do PayPal, Marcus tem muita experiência em pagamentos e está encarregado do Messenger por meio de muitas mudanças significativas ao longo dos anos. Na verdade, a decisão do Facebook de dividir o Messenger fora do aplicativo principal para que os usuários tivessem que baixar o aplicativo independente para receber mensagens no celular aconteceu durante o primeiro mês de Marcus no trabalho. Ele supervisionou os esforços da Messenger em bots de atendimento ao cliente, compras e, mais recentemente, publicidade. Sua saída desse papel é notável, especialmente porque o Messenger está apenas começando a alavancar seus negócios de publicidade.
  2. O blockchain, que serve como base técnica para todas as criptomoedas – como o bitcoin – é a última moda. A decisão do Facebook de buscar a tecnologia blockchain certamente adicionará alguma validade à indústria de criptografia, que tem sido muito caótica. Isso não significa que o Facebook criará sua própria criptomoeda, mas há muitas maneiras de usar a tecnologia blockchain que não tem nada a ver com criptomoedas, incluindo armazenamento de dados criptografados. Marcus tem um interesse pessoal em criptomoedas, no entanto. Ele se juntou ao conselho de câmbio da criptomoeda Coinbase em dezembro.

Em seu novo papel, Marcus se reportará ao CTO do Facebook, Mike Schroepfer; Chudnovsky se reportará ao diretor de produto do Facebook, Chris Cox. Ambos os novos papéis fazem parte de uma reorganização do Facebook muito maior que foi anunciada internamente esta semana; é indiscutivelmente a maior reestruturação da empresa na história.

Weil, que se juntou ao Instagram no Twitter no início de 2016, é uma das novas adições à equipe blockchain. Weil será substituído no Instagram por outro renomado executivo do Facebook, Adam Mosseri, que administra o Feed de Notícias do Facebook.

Fonte: Recode