O Centro de Inovação e Criatividade da ESPM-SP (ESPM-CIC) e a CocaCola se uniram para desenvolver o programa “Hackathon Design Thinking na Prática: um Desafio de Inovação Digital, Scrum & Agile”, cujo principal objetivo é incentivar que alunos e profissionais de mercado aprendam na prática, usando os mais modernos métodos de desenvolvimento de projeto com um fim específico. O programa, que acontece de 14 a 23 de maio no ESPM Tech, em São Paulo, desafiará os participantes a posicionar a marca CocaCola, uma das mais valiosas do mundono ambiente digital.

O Hackaton Design Thinking na Prática será composto de seis sessões, com um total de 16 horas de aulas, além do tempo investido nolaboratório de Design Thinking da ESPM.

“Queremos que nossos alunos aprendam como funciona o Design Thinking e, imediatamente, apliquem seu conceito no projeto de digitalização da CocaCola“, diz Guto Grieco, coordenador do ESPM-CIC, área da instituição responsável por programas ligados à inovação eàs principais tendências do mercado. “A proposta é ensinar a lidar com problemas complexos e buscar soluções num ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo.”

Além da CocaCola, o ESPM-CIC já desenvolveu hackatons com desafios propostos por marcas como Nivea, Facebook, Pirelli, Leroy Merlin, Sadia, Perdigão e Danone. “A Nivea foi um exemplo de desenvolvimento e criação de alunos do ESPM-CIC que foi parar nas prateleiras do varejo”, diz Grieco.

Para desenvolver o projeto de inovação para a CocaCola, o ESPM-CIC adotará metodologias de última geração como o Scrum e o Agile (conjuntos de ferramentas de gestão de projetos de alta complexidade e que garantem a velocidade e a eficiência do resultado) e o Design Thinking (processo colaborativo de inovação e resolução de problemas). Os alunos serão divididos em turmas. Cada grupo será monitorado por um executivo da CocaCola.

A primeira sessão será realizada pela headhunter Isabel Arias, da DM9DDB, que conduzirá uma dinâmica para que todos os integrantes das turmas se conheçam e entendam as respectivas habilidades. Esse processo possibilita o entrosamento e facilita a divisão de tarefas. Ainda no primeiro dia, haverá uma vivência com uma equipe multifuncional do Cirque du Soleil, conduzida pela neurocientista Lia Rossi.

O melhor projeto passará por avaliação da CocaCola e poderá ser implantado na empresa. Os demais participantes receberão certificado participarão de sorteios para prêmios como cinco coachings de carreira individual, cinco bolsas de estudos integrais para qualquer curso doESPM-CIC em 2018, e 25 kits mobile.

Para mais informações, acesse a Agenda de Eventos Startupi.