Datas sazonais, como a Semana do Consumidor, por exemplo, são usadas por empresas de todos os portes e segmentos, assim como profissionais liberais, como estratégias para alavancarem seus negócios. É possível oferecer promoções e benefícios atrativos aos clientes e, assim, trazer novos consumidores para suas marcas. No entanto, especialistas orientam que é importante manter essas ações de relacionamento durante o ano todo.

Já existem ferramentas e estratégias que auxiliam esses profissionais a otimizarem o bom relacionamento com seus consumidores, agilizando o fechamento de nova compra. De acordo com Rubens Vieira, diretor da Alboom, plataforma que oferece ferramentas para otimizar os negócios de fotógrafos e artistas visuais, uma boa relação entre as duas partes e uma gestão eficaz faz com que as empresas se diferenciem de seus concorrentes e torna muito maior a chance dos clientes voltarem a fazer negócios com a marca.

O especialista listou algumas práticas que podem ajudar os profissionais a gerirem de forma eficaz suas carteiras de clientes. Confira abaixo:

Segmente seus clientes

Para realizar uma gestão eficiente da rede de contatos, o primeiro passo é segmentá-los. Divida-os em listas de acordo com o relacionamento que possuem com ele e o momento que estão no processo de compra. Assim, conseguirá enviar conteúdos personalizados que permitam resultados mais eficazes. Para potenciais clientes, por exemplo, pode ser interessante compartilhar conteúdos informativos sobre o mercado, para iniciar as interações. Já para clientes mais próximos, é indicado o envio de informações sobre principais lançamentos da marca.

Mantenha contato

Contar com opções diversas de canais de atendimento, assim como encontrar alternativas para ter interações frequentes com clientes e potenciais clientes, também são dicas importantes. Esses aspectos têm grande influência na construção de credibilidade das marcas e fazem com que os consumidores se sintam mais próximos e mais propensos a se interessarem por fechar negócios quando receberem novidades e ofertas da empresa.

“As redes sociais possuem hoje um papel importante na interação com os clientes. Hoje, um consumidor não quer esperar muito para obter uma resposta sobre um produto e, por isso, as marcas estão cada vez mais utilizando este canal como meio de comunicação e até vendas”, explica Vieira. “A Alboom, por exemplo, disponibiliza uma ferramenta que faz a integração direta entre o site da marca e o WhatsApp ou Messenger do empreendedor. Quando um contato é realizado na página, a mensagem cai automaticamente em algum dos aplicativos de conversa, agilizando todo o processo.”

Invista em promoções exclusivas

A segmentação de sua rede de contatos, assim como o investimento em ações de relacionamento personalizadas, faz com que a empresa – ou profissional autônomo – consiga conhecer melhor as preferências e necessidades dos clientes para oferecer ofertas mais personalizadas. Essas promoções aumentam as chances de fechamento de novos negócios e também ajudam a fortalecer a relação de satisfação e confiança dos consumidores.

Otimize a gestão do relacionamento com clientes

Organizar as listas de contatos, assim como acompanhar as interações com cada uma delas, são tarefas complicadas. Diante disso, as ferramentas de CRM – Customer Relationship Management – são investimentos essenciais às empresas e autônomos. “A Alboom, por exemplo, oferece ao mercado o Clicster CRM, que é responsável por realizar a gestão completa das interações com clientes, auxiliando na segmentação dos públicos e acompanhamento das propostas realizadas com notificações de prazos, que ajudam a não perder oportunidades”, diz.

Atente-se ao funil de vendas

A solução de CRM também oferece a gestão de funis de vendas, responsáveis por acompanhar os clientes em todos os processos de compra – desde o primeiro contato com o negócio até o recebimento da proposta. A ferramenta possibilita, portanto, que os profissionais deem atenção às oportunidades mais próximas do fechamento, para que façam negócios mais rápido.