* Por Anderson Arcenio

Abaixo você obviamente não vai encontrar uma resposta simples para aquela pergunta, mas talvez as dicas que vamos abordar possam lhe ajudar no processo criativo de idealização de uma startup, que após muito trabalho possa (e por que não?!) tornar-se uma grande empresa bem sucedida.

Então vamos separar em 3 formas possíveis de se idealizar uma nova startup:

  • Momento Eureka!
  • Problema vs Oportunidade.
  • Copycat

Eureka! Eureka!

Eureka é uma interjeição que significa “encontrei” ou “descobri”, exclamação que ficou famosa mundialmente pelo matemático grego Arquimedes, aquele que destacou-se por inúmeras invenções, como a descoberta do número π (pi).

Em um certo dia, quando se preparava para o banho, ele encheu a banheira de água e, ao adentrá-la, verificou que certa quantidade de água transbordava. Em virtude dessa observação, ele concluiu que teria como verificar a dúvida que estava buscando resolver. Empolgado com a possível descoberta, saiu correndo pelas ruas gritando: “Eureka! Eureka!”.

Este momento, apesar de não tão comum, realmente pode acontecer e existe uma explicação.

O processo criativo tem algumas etapas: 1) você se depara com um problema, 2) analisa ele e 3) tenta encontrar uma solução. Esse é o processo padrão e consciente, mas tem uma etapa importante que as pessoas ignoram: a incubação, um processamento inconsciente da situação.

Quando você tem um problema, em vez de somente mergulhar de cabeça nele para encontrar uma solução, pode ser melhor que você se afaste dele por um tempo e faça atividades que não tenham nada a ver com isso. É nesse momento que pode acontecer esse tal processo inconsciente no seu cérebro. E, muitas vezes, nesse processamento inconsciente acontece o famoso “insight”, uma ideia que lhe ajudará a resolver o problema em que você quebrava a cabeça.

Problema: uma oportunidade disfarçada

Temos esse quadro em uma das paredes aqui da Digital Labs. E essa mensagem é algo muito presente na nossa cultura. Mudando o ângulo, mudando a perspectiva de uma análise, podemos passar a encarar um problema como uma oportunidade.

É comum ouvirmos pessoas dizerem “eu não sou criativo”, e pela nossa experiência podemos dizer que algumas pessoas realmente possuem este lado mais desenvolvido, mas assim como quase tudo nesta vida, é um processo que você pode treinar e desenvolver. Todos podem fazer isso.

Por atuarmos como uma venture builder, criatividade é um requisito fundamental para mantermos a empresa funcionando. Uma forma que encontramos de estar sempre exercitando este lado é termos uma rotina mensal onde a empresa para toda sua operação para realizarmos uma rodada de ideias interna.

Mas não podemos negar, tem meses que não temos ideias tão interessantes e preparadas para apresentar. O que fazemos neste caso?

Escolhemos um segmento que desejamos atuar, pensamos em problemas/necessidades já percebidos neste segmento e fazemos um exercício em conjunto de brainstorming e busca de novas soluções para aqueles problemas. Mesmo que nada realmente fascinante saia dali, a atividade em si traz benefícios relacionados a evolução da criatividade individual e conjunta da equipe.

Esta linha de criação segue o raciocínio do Seth Godin:

“Não procure clientes para o seu produto. Encontre um produto para os seus clientes.”

Copycat, trazendo ideias que funcionam em outro lugar

Dentro do mundo das startups, são chamadas de copycats as startups que copiam modelos de negócios que já foram testados e validados em outros países (normalmente EUA e outros da Europa) para atuar em mercados onde ainda não existem tais modelos.

É uma prática polêmica, que muitos não gostam, mas pode funcionar e lhe ajudar a criar um negócio bem sucedido.

É importante compreender bem um fato: a ideia em si vale muito pouco, ou nada.

Então se inspirar em uma empresa de fora e entender seu modelo de negócio é apenas uma pequena parte do processo. Executá-la brilhantemente, encaixá-la ao seu mercado local e continuar inovando e se adaptando serão seus principais desafios.

E, por fim, quando a tiver: valide muito bem a sua ideia

Independente da estratégia que você utilizou para ter a sua ideia de startup, se você realmente está trazendo algo inovador para o mercado, ela é composta por inúmeras incertezas e hipóteses, portanto validá-las rapidamente será fundamental. Em outro artigo falamos exatamente sobre isso. Aproveita para conferir! ;)


Anderson Arcenio é cofundador e CEO da Digital Labs, venture builder responsável por criar startups como o Salus e Protarefa. Também é cofundador do Livebuzz e Sócio da Dinamize. Com 14 anos de experiência com projetos digitais, é pós-graduado em Gerenciamento de Projetos – práticas do PMI, pelo Senac e bacharel em Sistemas de Informação, graduado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.