O Banco Central anunciou hoje o lançamento do Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT), uma iniciativa da FENASBAC, coordenada pelo Banco Central do Brasil e apoiada por empresas de tecnologia, especialistas e membros da academia. A iniciativa visa criar um ambiente virtual colaborativo para fomentar projetos de pesquisa e inovação tecnológica na indústria financeira e nas atividades de supervisão e regulação exercidas pelo próprio BC.

Todos nós somos testemunhas das transformações que o encontro desses dois universos tem proporcionado. Tenho certeza de que qualquer um presente nesta sala pode, aqui e agora, realizar uma transação financeira, contratar um empréstimo, transferir recursos, pagar uma conta. Para isso, basta um celular com acesso à internet, que são tecnologias já incorporadas pelas instituições financeiras. Neste admirável mundo novo, em constante transformação, é que nós, Banco Central, devemos desenvolver soluções que nos ajudem a avançar de forma rápida e profunda para melhor adaptação e também concepção de novos produtos e valores para a sociedade brasileira”, destacou o Presidente Ilan Goldfajn, durante pronunciamento.

O LIFT funcionará como uma espécie de “pré-incubadora” de projetos. Startups, estudantes universitários e pequenas empresas de tecnologia interessadas em participar, incluindo fintechs e grandes bancos, podem acessar o site do LIFT, verificar a lista de temas e tecnologias estabelecidas pelo programa e submeter seus projetos. Um comitê do BC e da FENASBAC (Federação Nacional dos Servidores do Banco Central), que irá avaliar as propostas e selecionar aqueles que cumprirem os requisitos.

Os projetos de inovação devem ser alinhados com a temática da Agenda BC+: mais cidadania financeira, crédito mais barato, sistema financeiro mais eficiente e legislação mais moderna. Uma vez aprovada a ideia apresentada, as tecnologias necessárias ao seu desenvolvimento será provida pelos empresas de TI que são parceiras do laboratório de inovação.

Veja mais detalhes sobre a iniciativa no vídeo abaixo:

*Foto de destaque: Luciano Freire/BCB