* Por Andrea Deis

Muitos confundem Sucesso com Felicidade, e se frustram sem entender o porquê. Sucesso não é ganhar um troféu. O troféu faz parte da jornada até a conquista em si, faz parte da jornada e é importante para sua autoconfiança e autoestima.

Se pesquisarmos o significado de sucesso, vamos encontrar: 1. “Nome masculino”; 2. Bom resultado de alguma coisa (um negócio, uma atuação, uma iniciativa); 3. êxito; 4. triunfo: o sucesso da operação deveu-se ao empenho da equipe; 5. Aquilo que acontece; fato; acontecimento.

Ter sucesso é ser eficaz com os seus desejos e expectativas, gerenciar seus recursos, manobrar as adversidades, não desistir frente às críticas, aprender com os erros e chegar ao ponto que você determinou. Daí o importante é você ter objetivos, saber onde quer chegar e gerenciar seu caminho. Você precisa crescer dia-a-dia, independente do caminho. Ser bem-sucedido está relacionado com os seus passos diários, no conhecer a direção para que você nasceu para ser. Para isto você precisa ter a humildade de buscar suas mais íntimas respostas, ter autoconhecimento do que deseja ser e para que deseja.

Ser feliz é usar seus talentos na potencialidade máxima respeitando seus valores. Viver pelo que quer e tem facilidade respeitando as coisas que são mais importantes na vida para você. Nós nascemos para sermos felizes, bem-sucedidos e não para sermos infelizes ou derrotados. Não podemos nos habituar com o que nos faz mal.

O Sucesso e Felicidade estão diretamente relacionados ao seu “PEP” – planejamento estratégico pessoal, que deve ser estabelecido respondendo as seguintes perguntas:

1. O que quer realizar?

2. Onde você gostaria de estar daqui, 5, 10 ou 15 anos?

3. O que você tem feito para conquistar?

4. Qual é o seu real objetivo?

5. O que você nasceu para ser?

Em seguida:

a) Estabeleça suas metas (faça as suas escolhas);

b) Defina os recursos que precisa;

c) Siga seu foco;

d) Tenha ações coerentes com o que deseja;

e) Meça seus resultados diariamente; e

f) Trace novas diretrizes;

g) Lide com as circunstâncias como um processo de aprendizagem, ou seja, aprendendo coisas novas e evoluindo todos os dias.

Nunca deixe ou ouça que você não pode ou é um fracasso, só você poderá dizer ou ser, mais ninguém, pois a escolha é SUA.

Viver é um problema, lutar diariamente é um ato de coragem e de sucesso.

Seja quem você nasceu para ser, e não o que querem que você seja.

*Andrea Deis é Master Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching (SBC), Pedagoga com especialização em Orientação Educacional e Vocacional, e Gestora Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).