* Por João Kepler

No ecossistema de Startups todos conhecem a palavra PITCH que é usada “a rodo” por investidores, empreendedores e mentores. E não é para menos, afinal, fazer um bom Pitch é um importante passo para quem deseja apresentar seu negócio e conquistar investimento, clientes e parceiros no mercado. O deck de slides é um dos elementos dessa apresentação que precisa ser bem elaborada para auxiliar o empreendedor na hora de vender o que está se propondo. Ok, mas além disso, existe uma outra poderosa ferramenta esquecida ou mal trabalhada que poucos sabem que você precisa fazer: Um TEASER sobre o seu negócio.

Teaser não é, e não substitui um Deck, é basicamente um resumo em uma página que descreve a oportunidade de negócios para os investidores. Já ouviu falar em ONE-PAGER? É uma página, uma fotografia do “estado da arte” do seu negócio. Ou seja, em uma única página você precisa detalhar tudo o que você está oferecendo como um teaser:

· O problema;
· A solução;
· O que e como faz;
· O mercado em que atua;
· Por que você se destaca da concorrência;
· Seus principais números e indicadores;
. Por que agora?
· Time com breve descrição;
· E apresentar a rodada de investimento.

Enfim, tudo isso em uma página com um design atrativo que chame atenção e estimule o interesse do investidor em conhecer mais sobre o que você quer mostrar.

Mas atenção, não confunda! Não é um pitch de venda ou uma projeção financeira — é um sumário que diz aos investidores por que eles devem se preocupar com sua ideia. É uma ferramenta com o intuito de provocar, estimular o interesse que força o investidor a pensar claramente sobre sua ideia e, principalmente, identificar por que ela é diferente. É uma maneira de se comunicar de forma concisa que requer simplicidade e gramática adequadas, portanto, não use apenas bullets points.

Outro ponto importante: não é para substituir uma conversa real com alguém. Ele fornece informações suficientes para torná-lo atraente, sem dar todos os detalhes. O investidor não quer ouvir sobre todos os seus problemas potenciais ou toda a sua trajetória no primeiro contato. Por isso volto a dizer, seja conciso e objetivo quando for selecionar o que entra neste material, pense como sendo um cartão de visita com mais informações e explore isso a seu favor.

https://app.xtensio.com/folio/19lrbmlq?_ga=2.76107285.1223503925.1519980324-19602880.1519980324

Um One-Pager provocador deve dizer: “Ei, sou uma Startup atraente e acredito que você deveria dar uma olhada. Se fizer sentido meu negócio para você, vamos conversar?”. Lembre-se que você só tem apenas uma página, uma chance, então você tem que fazer sua ideia se destacar. Mais do que isso, depois de enviado não dá pra voltar atrás e corrigir ou reenviar, já era. E sim, a primeira leitura que fica. Conduza com tudo como se fosse uma verdadeira oportunidade imperdível para quem está lendo.

Os investidores veem centenas de Pitchs todos os dias. Talvez eles se lembrem da essência do que foi dito nas apresentações, talvez não o façam. Por isso, o One-Pager bem produzido, é o formato ideal para seduzir, informar e captar interesses rapidamente.

Veja 3 exemplos de modelos (design) abaixo e boa sorte com o desenvolvimento do seu material!

https://www.vcforu.com/exampleonepagers

No Brasil temos uma ótima ferramenta gratuita de edição e design de documentos que você pode utilizar para preparar esse material, experimente: www.trakto.io


joãoReconhecido como um dos conferencistas mais sintonizados com Inovação e Convergência Digital do Brasil; Especialista em empreendedorismo, startups, marketing e vendas; Investidor Anjo desde 2008; Participa em mais de 100 StartUps; Lead Partner da Bossa Nova Investimentos; Premiado como melhor Investidor Anjo do Brasil pelo Spark Awards da Microsoft; Palestrante internacional; Escritor e autor e coautor dos Livros O vendedor na Era Digital, Vendas & Atendimento, Gigantes das Vendas e Educando Filhos para Empreender; Premiado como um dos maiores Incentivadores do Ecossistema Empreendedor Brasileiro.