*Por João Paulo Geroldo

Atualmente muito se fala sobre o empreendedorismo como uma opção de carreira, porém todos nós sabemos que não é um caminho fácil. Como empreendedores, precisamos tomar decisões a todo instante, entretanto, como saber qual é a melhor decisão? Devo investir em marketing ou melhorar meu produto? Contratar umnovo vendedor ou mais um desenvolvedor? Como dizem por aí: “O cobertor é curto” e cada movimento precisa ser friamente calculado.

A maioria dos negócios criados até hoje foram construídos por empreendedores que tiveram estas dificuldades e as superaram. A boa notícia é que atualmente existem organizações que podem ajudá-lo a superar esses desafios: elas são chamadas de aceleradoras. Entrar em uma aceleradora não é uma garantia para o sucesso, entretanto pode fazer com que esse caminho seja menos doloroso.

A aceleradora é um agente conectado ao ecossistema empreendedor, cujo objetivo é fomentar essa atividade, facilitando o acesso ao conhecimento, mentorias, investimentos e networking. Segundo Brad Feld, fundador da TechStars e autor do livro Startup Communities, a presença de uma aceleradora demonstra amadurecimento de um ecossistema. Ela precisa conectar parceiros, investidores e empresários bem-sucedidos para que juntos entreguem valor para os empreendedores iniciantes a consequentemente a sociedade.

Segundo Steve Blank, uma Startup é uma organização temporária em busca de um modelo de negócio escalável, repetitivo e rentável. O foco de uma aceleradora é apoiar o desenvolvimento de Startups. Caso seu empreendimento não possua essas características – o que não é necessariamente ruim – uma aceleração não é uma boa opção para você.

Agora, se o empreendimento que está em desenvolvimento passa por esses critério e você nunca participou de um negócio nestes moldes, uma aceleradora poderá lhe ajudar muito. Mas, o que esperar de um programa de aceleração? Aqui vão 5 vantagens de participar de um programa de aceleração:

  • Um ponto quase que unânime entre as aceleradoras é a adoção de metodologias consagradas para o ambiente de inovação, como Lean Startup, Customer Development, Agile Development, Business Model Canvas, Growth Hacking, Customer Success, entre outras. Conhecer esses métodos e saber quanto e como colocá-los em prática, podem ajudar muito.
  • Não basta só ensinar as metodologias. As aceleradoras deverão colocá-lo em contato com profissionais e empreendedores experientes, que poderão contribuir com sua experiência aplicando aquela determinada disciplina.
  • É comum entre as aceleradoras algum tipo de investimento financeiro. Esse investimento é importante para manter o time focado no negócio enquanto as receitas não chegam, e posteriormente permitem a ampliação e crescimento do negócio. Além do investimento direto que a aceleradora realiza, ela precisa proporcionar acesso facilitado a novas rodadas de investimento.
  • Quanto se está começando, muitas vezes falar com a pessoa certa é algo fundamental. A aceleradora precisa favorecer o acesso do empreendedor aos primeiros clientes, por meio de uma robusta rede de relacionamento.
  • Pacote de benefícios é algo importante que as aceleradoras oferecem. Quando alinhado às suas necessidades, eles podem poupar muito dinheiro. Entre os benefícios mais comuns estão o espaço físico, assessorias jurídicas e contábeis, parceiros fornecedores de tecnologias, entre outros.

Mas nem tudo são flores. Lembre-se que muitas vezes a aceleradora se tornará um sócio-investidor no seu negócio, e a convivência com alguns gestores extrapolará o prazo do programa de aceleração. Portanto, ao escolher uma aceleradora, fique atento aos seguintes pontos:

  • Qual é a contrapartida da aceleradora? Nem todas tomam participação do negócio, mas caso isso ocorra, certifique-se de que essa participação não dilua os empreendedores demasiadamente, prejudicando outras rodadas de captação.
  • Certifique-se de que a aceleradora tem condições de lhe proporcionar o networking necessário, de modo a facilitar seu acesso ao mercado.
  • Para que essa parceria seja saudável, é importante que a aceleradora tenha clareza sobre quais são seus objetivos com esse negócio, como e quanto pretende sair.

Desejo que essas informações possam ajudar os empreendedores a tomarem as melhores decisões na escolha de um programa de aceleração e que essa escolha lhe traga muitos resultados.

*João Paulo Geroldo é CEO da Sevna Startups.