Embora estejamos acostumados a escutar sobre o grande porte de empresas como Apple e Google, elas, assim como todas as startups, começaram pequenas. E, assim como é o trajeto da maioria das startups, essas empresas também foram apoiadas, no seu início, por um investidor-anjo.

Investimento anjo é o nome dado à modalidade de investimento (por volta de R$100 mil a R$800 mil) em empresas que estão nascendo, mas tem grande potencial de crescer – as startups.

E é um investimento de alto risco. Isso porque é efetuado em empresas inovadoras e que precisam crescer rapidamente para ser viáveis. São empresas que tanto podem crescer como podem dar bem errado e o investidor não ver retorno nenhum do dinheiro que investiu.

Mas por maior que seja o risco, ainda há vários benefícios que fazem o risco valer a pena. Conheça alguns deles:

1.Use a experiência que arrecadou:

Os investidores costumam investir em startups que estejam na sua área de expertise. Por isso, muito do papel do investidor é ser como um guia para o empreendedor, compartilhando sua experiência no mercado.

Já tendo uma bagagem grande, o investidor pode não só aconselhar, como ajudar o empreendedor quando ele estiver perante obstáculos.

2. A operação não é com você:

O trabalho do investidor não é ajudar na operação e na resolução de problemas do cotidiano da startup, mas compartilhar seu conhecimento de mercado aconselhar quando questões maiores surgem.

3. Networking:

Ser investidor-anjo é estar dentro de um ecossistema de inovação e estar perto de pessoas cuja ambição é trazer soluções relevantes para a sociedade, querem fazer as coisas acontecerem e mudar o mundo. É um ambiente, no mínimo, inspirador.

4. Você não estará sozinho:

Você pode se juntar a grupos de investimento para diluir o seu risco particular. Além disso, você conta com a expertise de pessoas de outras áreas e pode investir tranquilamente em setores que não são o seu.

E, finalmente, você pode se juntar a uma rede de investidores-anjo como a Anjos do Brasil, onde você tem benefícios como reunir os membros em eventos, palestras e apresentações de startups com potencial de crescimento.