* Por Lucas Paschoal

Há alguns anos, vejo muitas pessoas do mercado se concentrarem em mostrar as diferenças entre as estratégias de Relações Públicas (PR) e as implementadas com SEO. Mas, recentemente, o que vemos é justamente a linha entre esses dois universos se confundirem, uma vez que o modus operandi de PR tem sido cada vez mais utilizado em SEO.

É uma surpresa? Nem tanto e eu explico o porquê. SEO e PR trabalham muitas vezes a partir dos mesmos objetivos, incluindo reconhecimento de marca e credibilidade. Por exemplo, o Google está incorporando menções à marca em seus algoritmos. Isso significa que quando alguém menciona sua empresa positivamente em um site ou em alguma das mídias sociais, ela aumenta a pontuação de SEO do seu site, demonstrando, entre outras coisas, que se faz cada vez mais necessário PR e SEO pararem de “discutir a relação” e darem as mãos.

De acordo com um estudo recente nos EUA as empresas, quando perguntadas sobre suas principais prioridades de SEO para 2018, citaram marketing em mídias sociais, otimização de seus sites e criação de conteúdo como suas três principais estratégias para alcançar mais pessoas. A coincidência entre as estratégias mais uma vez aparece: essas são as mesmas áreas em que os profissionais de RP se destacam.

Não há dúvida: se as empresas querem ter sucesso com suas metas de SEO, elas precisam incorporar táticas de relações públicas. Pensando em tornar esse pensamento mais palpável – até porque ninguém vive de teorias – trago abaixo 4 práticas utilizadas pelos profissionais de PR que podem influenciar positivamente os resultados de SEO da sua marca.

  1. Criação de um conteúdo digno de um link

Os links têm sido uma parte importante do SEO desde seus tempos mais primórdios. Mas, como você bem sabe, o Google costuma mudar – e muito – as regras sobre como funcionam seus algoritmos. Se antes ele não dava a menor bola de onde vinham seus links e a única regra que valia era “quanto mais, melhor”, muitas empresas arrumavam formas de encaixar links em qualquer lugar, incluindo sites que tinham pouco ou nenhum tráfego ou autoridade.

Agora, no entanto, o Google especificou quais links fazem diferença e são classificados com base na qualidade, na experiência do usuário, na intenção do usuário e na autoridade que um site possui sobre a audiência. Isso significa que aquele blog que fala sobre o aeromodelismo do seu primo terá muito menos valor de link do que um site de notícias com grande número de acessos.

Ok, como é possível então, você empreendedor obter links de qualidade para os canais do seu negócio? É aqui que entram as habilidades e táticas de um relações públicas, ou assessor de imprensa – como preferir.

Primeiro, muito do que está envolvido na obtenção de links de alta qualidade está na criação de um conteúdo de qualidade. Crie conteúdo que portais e meios de comunicação enxerguem valor em postar e linkar de volta a você. A conta deles é simples: se é um bom conteúdo, é interessante para a minha audiência.

Para fazer isso, você precisará de conteúdo que atenda a uma necessidade vital do seu público. Consulte colaboradores da sua empresa para descobrir quais perguntas os clientes em potencial estão fazendo. Depois de ter um conjunto de ideias, comece a criar o seu conteúdo.

Quando você tiver seu conteúdo pronto e certeza de que preenche uma necessidade em seu setor, é hora de apresentá-lo a imprensa. Uma chave para esse processo é fornecer um benefício claro. Mostre como seu conteúdo pode ajudar o público deles e atrair mais visualizações.

Depois de conquistar espaço em um ou mais sites de grande relevância, é possível amplificar esse status com sua própria audiência nas redes sociais.  Sua exposição anterior oferece prova social e é isso também que ajuda na construção da imagem de uma marca.

Essas são as etapas que um PR pensa sempre para colocar seus clientes no radar do mercado. Desde a criação de belo conteúdo que o público deseja ler, até o entendimento do tom ideal e a escolha das principais mensagens que reflitam o melhor daquele negócio.

  1. Influenciadores engajados

Por causa da sua profunda conexão com o público, eles têm o poder de impulsionar a visibilidade e o envolvimento com a sua marca, isso é um fato. À medida que sua marca atrai mais atenção e seu público-alvo percebe, o tráfego para seu site e os links para seu site aumentarão.

Existem duas maneiras principais que você pode usar efetivamente os influenciadores para impulsionar seu SEO. A primeira maneira é conseguir que um influenciador inclua um link para o seu site dentro do conteúdo dele. A desvantagem disso, muitas vezes, é que hoje em dia, quem realmente forma opinião nas redes sociais cobra alto por isso. No entanto, se o seu conteúdo é atraente e beneficia o público desse digital influencer, é possível que ele o faça pois – mais uma vez – enxergou valor em você.

A segunda maneira é trabalhar com um influenciador em uma campanha de conteúdo que interesse seu público. Isso porque geralmente eles conhecem mais do que ninguém o que o público quer e o que precisa. Crie uma campanha que preencha essas necessidades e uma ponte para sua marca.

Vale muito olhar para os chamados “micro-influenciadores”. Não se engane que 15 mil ou 20 mil seguidores sejam poucas pessoas para sua marca atingir. Muitas vezes quem têm menos seguidores podem ser muito mais eficazes que os influenciadores tradicionais pois suas audiências tendem a ser mais engajadas (ou seja, comentam e compartilham mais conteúdo).

Note, no entanto, que os influenciadores nunca devem ser usados como um caminho único, outro equívoco de muitas marcas que gastam rios de dinheiro apontando somente para essa tática. Ao invés disso, cultive relacionamentos de longo prazo com eles, assim você terá mais chances de trabalhar colaborativamente com eles no futuro, e não somente por meio de campanhas. Como o próprio nome diz, o relações públicas ajuda justamente também nesse “meio de campo” entre você e quem forma opinião e a manter esse contato sempre ativo.

Por isso, imagine os possíveis benefícios que você pode obter dos influenciadores. Se até metade do público voltar a partilhar o seu conteúdo ou visitar o seu site, isso aumentará o tráfego e o envolvimento e levará a um SEO mais forte. Nada mal, não acha?

  1. O uso das redes sociais da forma certa

Se você acha que SEO é só para mecanismos de busca como o Google, está enganado. Pelo contrário, as redes sociais se tornaram um elemento essencial do SEO e da construção de uma marca com credibilidade.

À medida que você cria conteúdo e seu público-alvo adere a ele compartilhando por exemplo, isso faz com que backlinks sejam criados para seu site, potencializando o que? Sim, o seu SEO! Como uma engrenagem que se retroalimenta, o Google reconhece o poder da prova social na vida das pessoas e na autoridade de um site.

Para aumentar seu SEO ainda mais com as mídias sociais é preciso cuidar do seu conteúdo. Crie-o em seu site para que seja de fato valioso ao seu público-alvo. Essa será sua garantia de que as pessoas desejem compartilhá-lo nas mídias sociais.

Outra parte do seu SEO inclui sua própria presença na mídia social. Por isso, reforce seus perfis nas mídias sociais para representar ao máximo o que a sua marca deseja transmitir ao público. Isso cria dois fatores-chave para o sucesso de qualquer negócio: reconhecimento e identificação, para que, quando as pessoas virem seu conteúdo novamente, elas estejam mais propensas a reconhece-lo e a confiar nele, entendeu?

  1. Adquirir menções à marca

Embora as práticas de geração de links mencionadas por mim acima sejam partes importantes do uso de PR em SEO é importante observar que as menções à marca também devem ter a sua atenção.

Como Gary Illyes, analista de tendências para webmasters do Google, mencionou na Brighton SEO em setembro de 2017: “Se você publica conteúdo de alta qualidade que é altamente citado na internet – e não estou falando apenas de links, mas também menções em redes sociais e as pessoas falando sobre sua marca, então você está indo muito bem”,

O que isso quer dizer?

Enquanto no passado pensávamos que os links reais detinham o poder supremo de posicionar uma marca em uma busca, vemos agora que até mesmo a simples ação de mencionar sua marca em outro site também pode impulsionar o SEO.

O Google já deixou claro que, dentro de seu algoritmo, o que as pessoas sentem e falam é importante e as menções positivas aumentarão SIM as pontuações de SEO, quando, em contrapartida as negativas prejudicarão na mesma medida. Perceba que é sempre uma união entre a tática certa com uma mescla de construção e gestão de marcas que trazem os resultados.

Uma boa tática para aumentar as menções de marca é incentivar os clientes satisfeitos a falarem sobre sua marca e a compartilharem suas experiências com seu produto ou serviço. Focar os perfis no atendimento ao cliente pode também reforçar as menções positivas de sua marca.

Os profissionais de PR também trabalham outras formas de posicionar positivamente uma marca. Desde a gestão de crises até os lançamentos de produtos, sabemos como melhorar a imagem dela e como minimizar a atenção no que é negativo.

Essas estratégias e táticas de relações públicas fazem com que você se destaque em seu setor. O resultado disso? Mais menções e o aumento do reconhecimento da sua marca, o que fortalece o seu SEO.

Agora me diga, não chegou a hora de PR e SEO fazerem as pazes?


Lucas é jornalista e fundador da Híbridacom, agência de comunicação que atua como assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria e produtora de conteúdo voltada a startups, PMEs e profissionais liberais.