* Por Felipe Didoné

Empresas iniciais encontram em sua trajetória inúmeros desafios que podem ser determinantes para o seu sucesso ou o fracasso. Em qualquer setor, ter um modelo de negócio definido, contratar profissionais adequados ao perfil da empresa e estabelecer estrategicamente os canais de marketing são alguns dos exemplos da lista de ações necessárias para fazer dar certo. Além deles, outro aspecto , às vezes deixado em último plano, precisa ser considerado: o local onde a empresa vai ser instalada.

Escolher a sede da empresa vai muito além de estrutura física; envolve também acesso ao mercado, oportunidade de interação com empresas de interesse, possibilidade  de expansão, entre outros fatores relevantes. Uma decisão acertada pode favorecer o desenvolvimento da equipe, além de evitar preocupações e gastos com mudanças no futuro. A troca de sede ou a abertura de filiais pode ser um movimento estratégico para uma empresa, mas muitas vezes reflete mais uma necessidade que acaba gerando custos e todos os desafios relacionados à adaptação dos colaboradores e dos clientes ao novo espaço.

Para quem atua no setor de tecnologia, a escolha precisa ser ainda mais estratégica. Empresas de tecnologia e inovação demandam estruturas especializadas, além de fomentarem um ambiente de interação entre os profissionais, que acabam trocando conhecimento e experiências no próprio ambiente de trabalho.

Como escolher o local ideal

Se seu negócio está em fase de implantação ou precisa mudar de sede, alguns fatores podem ser essenciais para que a definição do local de instalação colabore para o crescimento da empresa a curto, médio e longo prazos:

1 – Estrutura adequada às operações

Hoje em dia, contar com redes de internet no ambiente de trabalho é essencial para o bom funcionamento de empresas em qualquer mercado. Para quem atua com tecnologia, uma estrutura completa em conexão interfere diretamente na qualidade do serviço prestado, por isso, é importante avaliar se o local escolhido é capaz de oferecer as ferramentas necessárias para que sua empresa funcione satisfatoriamente. Inovações como fibra ótica e possibilidade de instalação de rede são alguns dos fatores que agregam diferencial à localidade escolhida.

2 – Espaços para os colaboradores

Empreendedores devem reconhecer o valor de seus colaboradores para o desempenho da empresa no mercado. Para tornar o dia a dia da equipe melhor e aumentar sua produtividade, investir em espaços que gerem qualidade de vida e bem-estar deve constar como prioridade nas suas ações. Opte por um lugar que os deixe à vontade tanto no horário de trabalho quanto fora dele, além de considerar o deslocamento e as opções disponíveis de comércio e transporte na região da sede.

3 – Ambiente de integração e troca de conhecimentos

Inovação exige compartilhamento e trocas constantes de experiências, e o espaço em que se trabalha é um dos motivadores para que isso aconteça. O local em que sua empresa está deve incentivar o contato tanto com outras equipes quanto com empresas semelhantes à sua. Assim, a integração passa a ser um dos elementos de crescimento conjunto e fomento a um ecossistema forte e diversificado.

4 – Possibilidade de expansão

Toda empresa nasce com a perspectiva de crescer dentro do seu mercado, e a estrutura física deve considerar essa possibilidade. Para evitar mudanças no futuro, um fator importante a se considerar é a chance de ocupar novas áreas em caso de aumento da equipe e necessidade de novas instalações. Uma dica é procurar por empreendimentos consolidados que ofereçam espaços grandes e com possibilidade de alterações, como modulações ou mesmo relacionamento aberto a mudanças.

5 – Localização estratégica

A escolha de uma localização para sediar uma empresa deve ser resultado de fatores que ligam a região com a segmentação do mercado pretendido: a facilidade de se chegar ao local, sua proximidade com outros centros, a segurança oferecida pelo espaço, vagas para estacionamento e acessibilidade para quem se locomove de ônibus. Estes itens são essenciais ao pensar na escolha de um local para sua empresa.

* Felipe Didoné é Diretor do Corporate Park, espaço corporativo em Florianópolis destinado a empresas de tecnologia