Criado em julho de 2017, com o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil por meio de um clube de assinatura de atividades educativas que une o mundo online ao offline, o PlayKids Explorer completa 7 meses de vida com um importante passo para sua expansão global. A empresa, que hoje distribui no Brasil mais de 10 mil kits por mês, acaba de anunciar sua chegada aos EUA. A partir de agora, os já conhecidos personagens Sarah, Mu, Arthur e Moscovis, junto com o Pequeno Explorador (que ganha seu próprio personagem dentro do kit), farão parte também das histórias e aventuras das famílias americanas.

Para concretizar a expansão internacional, o PlayKids Explorer também contará com operação local e time formado por educadores e profissionais americanos para adaptar os conteúdos dos materiais de acordo com as necessidades dos novos consumidores. “Cada país tem seu desafio, mas especialmente para este momento consideramos os Estados Unidos como nosso foco principal. A maturidade do mercado em quase todos os segmentos é maior e isso leva a muita reflexão, reconstrução de conceitos, comunicação adequada e muito mais. Hoje é comum vermos empresas nascidas nos Estados Unidos, Europa e Ásia chegarem no Brasil e na América Latina, mas nós estamos subvertendo essa lógica. Sabemos do tamanho do desafio, mas também do potencial que os nossos produtos e esse universo têm a oferecer”, explica Guilherme Martins, CEO da PlayKids.

Segundo Martins, desde os primeiros passos do Explorer, sempre foi perceptível a oportunidade de ter um produto com potencial para atingir outros países, já que o próprio time de PlayKids, que atua em mais de 180 países, tem expertise neste segmento. “Reconhecemos que temos em mãos um conteúdo altamente educativo, chancelado pela renomada instituição Michael Cohen Group. O Explorer está só no início e com toda a nossa bagagem queremos expandir esse produto que tem surpreendido famílias de todo o Brasil”, afirma.

Com kits produzidos 100% pela PlayKids, as famílias recebem um material criado para desenvolver as crianças a partir das necessidades de cada idade e de acordo com cada eixo de desenvolvimento, como coordenação motora, linguagem e artes, matemática, ciências, razão e lógica, estudos sociais e sócio-emocional. De acordo com Breno Masi, diretor de produto e tecnologia da PlayKids, o PlayKids Explorer reúne a interatividade necessária para despertar a atenção das crianças, com conteúdos e atividades elaborados por uma equipe dedicada a estudar o desenvolvimento infantil. Além de um livro personalizado com o avatar da criança, os kits oferecem cards mágicos colecionáveis que testam o conhecimento de toda a família sobre o tema proposto e dão acesso à Câmera Mágica, ícone que permite o desbloqueio das experiências exclusivas do mês, conforme pais e filhos cumprem as missões anteriores.

“O time de PlayKids Explorer vem acompanhando uma nova tendência mundial, inspirada principalmente no modelo educacional da Finlândia, de educação focada em experiências e unindo o físico e o virtual. Nossa equipe está extremamente preparada para oferecer a melhor experiência ao assinante. Nos cards mágicos, por exemplo, utilizamos as ferramentas mais avançadas em realidade aumentada para surpreender as famílias. É realmente uma aventura batendo à porta todos os meses”, diz Masi.

Ao criar o PlayKids Explorer, o objetivo principal não era criar apenas um complemento ao que as crianças estavam aprendendo em sala de aula, mas sim algo que impactasse efetivamente suas vidas e de todos que participam de sua educação e desenvolvimento. “Tornar a criança protagonista do livro e da aventura foi o primeiro passo, mas sempre buscamos ir além e usar a tecnologia como um recurso. Através da realidade aumentada conseguimos trazer ainda mais interesse pelo que ela aprendeu na aventura do livro. A tecnologia já nos permite ter essa proximidade com o que está sendo ensinado, não tem por que deixarmos isso de lado, afinal a PlayKids é uma empresa que nasceu da inovação”, finaliza Martins.

Os assinantes da PlayKids Explorer no Brasil e EUA têm acesso ilimitado ao repertório de conteúdos da PlayKids digital.