* Por Tatiana Pimenta

Um dos primeiros livros que li na época de validação de hipóteses da Vittude foi Traction: Any Startup Can Achieve Explosive Customer Growth. Ele é considerado um verdadeiro guia para empreendedores. A leitura deste livro foi recomendada pelo Marco Poli, investidor-anjo e mentor. Segundo Poli, contra tração não há argumentos.

Durante meses devorei aquele livro, estudando detalhadamente cada estratégia. Fizemos diversos testes e descobrimos um canal altamente efetivo: Content Marketing. Ao decidir empreender no setor de saúde, mais especificamente no de saúde mental, sabia que seria necessário de um trabalho relevante de educação do mercado. Tanto que, o Vittude Blog entrou no ar meses antes da versão beta da plataforma. Nosso MVP foi o próprio blog com uma integração da API do Telegram.

Ao longo dos últimos 12 meses fomos compreendendo e aprimorando nossas estratégias de conteúdo. Saímos de pouco mais de mil visitantes únicos em abril de 2017 para 500 mil em novembro. Se perguntarmos a qualquer empreendedor se ele deseja que seu site apareça na primeira página do Google, acredito que a resposta será um massivo sim.

Grande parte do tráfego gerado na web é conduzido pelos principais motores de busca comerciais, Google, Bing e Yahoo!. Embora as mídias sociais e outros tipos de tráfego possam gerar visitas ao seu site, os mecanismos de busca são o principal método de navegação para a maioria dos usuários da Internet. Portanto, marketing de conteúdo cai bem para qualquer negócio. Se você quer criar uma autoridade em torno da sua marca, é importante que você produza conteúdos que gerem forte identificação dos clientes com sua empresa.

Pensando nisso, decidi compartilhar algumas dicas sobre marketing de conteúdo que utilizamos para aumentar nossa visibilidade:

Faça um bom planejamento de palavras-chave

Para definir quais serão as novas pautas do blog, costumo utilizar uma lista de palavras-chave, ordenadas pelo volume de buscas. Para enumerar os melhores termos e palavras utilizamos lançamos mão de algumas ferramentas como SemRush, Moz e Alexa. É importante compreender se determinado termo irá trazer as pessoas certas e contribuir para as vendas. Este é um processo que exige um pensamento analítico sob os dados.

Conteúdo Relevante

Artigos relevantes, com pelo menos 1000 palavras é fundamental. Após escolher sua palavra-chave, foque em produzir um conteúdo profundo, interessante e que satisfaça as necessidades de informação do seu cliente. Alguns vão dizer que um artigo com 1000 palavras é muito longo, no entanto, certo dia ouvi de um mentor: a única “pessoa” que lê todas as palavras do seu site e seus artigos até o fim são os bots do Google.

Configurações básicas de SEO on Page

SEO é um assunto super complexo. Os algoritmos de buscas estão em constante mudança e por isso, leitura, estudo e testes são fundamentais. No entanto, alguns cuidados simples em seu blog já podem promover uma mudança no ranking. Ter coerência entre o termo usado e o title, headings H1, meta descriptions e alt texts das suas imagens já darão um up em seus artigos.

Estrutura de links internos

Outro ponto fundamental é a estrutura de links internos no seu blog. Aprofundar o aprendizado do usuário, levando ele a visitar outras páginas dentro do seu site, pode promover o engajamento e uma percepção positiva sobre sua marca. Você pode ainda aumentar o seu alcance, produzindo materiais ricos como e-books, infográficos, testes ou webinars.

Não existe uma receita de bolo. Quando falamos de estratégias de marketing de conteúdo e também de SEO, o importante é testar, e muito!! Lembre-se de utilizar o Google Analytics para analisar se o tráfego vindo dessas palavras-chave está realmente entregando resultados financeiro.


Tatiana Pimenta, CEO e fundadora da Vittude. Faz psicoterapia pessoal há mais de 5 anos. É uma grande estudiosa de diversos assuntos relacionados à saúde mental. Tem dedicado atenção especial ao tema da felicidade e à forma como reprogramamos nosso cérebro para ter mais emoções positivas. Possui mais de 15 anos de experiência profissional, tendo atuado em organizações nacionais e multinacionais de grande porte como Votorantim, Cimpor (Cimentos Portugal), Arauco e Hilti do Brasil.