Nos EUA, de acordo com o Instituto de Justiça Vera, 62% da população da prisão representam pessoas que não podem pagar fiança. Muitos desses indivíduos encarcerados estão atrás das grades porque cometeram crimes no nível de contravenção ou menores. Esta é uma estatística significativa a partir de uma perspectiva dos direitos humanos, bem como uma questão econômica. Custa cerca de US$38 milhões por dia para manter essas pessoas não violentas atrás das grades, de acordo com o Pretrial Justice Institute.

A startup Promise acaba de levantar uma rodada de US$3 milhões liderada pela First Round Capital com a participação da Nation Roc Nation, de Jay-Z, 8VC e Kapor Capital.

Estamos cada vez mais alarmados com a injustiça em nosso sistema de justiça criminal”, disse Jay-Z em um comunicado. “O dinheiro, o tempo e as vidas são desperdiçados com as políticas atuais. É hora de uma tecnologia inovadora e progressiva, que ofereça soluções sustentáveis ​​a problemas difíceis. O time da Promise, liderado pelo cofundador e CEO Phaedra Ellis-Lamkins, está criando um aplicativo que pode ajudar a fornecer ‘liberdade e justiça para todos'”.

A Promise, que faz parte do portfólio da Y Combinator, oferece aos municípios e aos governos locais uma alternativa para manter pessoas de baixo risco atrás das grades. A startup fornece um procedimento de admissão abrangente e, em seguida, configura cada participante com um plano de cuidados específico. Assim, ela acompanha e apoia os participantes, ajudando-os a garantir que eles saibam quando devem comparecer no tribunal e também os lembra de obrigações como testes de drogas ou tratamento de abuso de substâncias. O aplicativo também oferece aos participantes treinamento profissional, habitação e aconselhamento.

E muitas dessas pessoas são morenas ou negras. No ano passado, os senadores Kamala Harris e Rand Paul apresentaram uma lei de reforma da fiança, a Lei de segurança e integridade do pré julgamento. Eles escreveram sobre como os negros e os latinos são mais propensos a serem detidos antes do julgamento e menos prováveis ​​de pagar fiança. Os senadores Harris e Paul apontaram para o fato de que homens negros e latinos pagam 35% e 19% a mais de fiança, respectivamente, do que homens brancos. “Se estamos colocando pessoas na prisão porque são pobres, morenas ou pretas, estamos gastando dinheiro no caminho errado”, disse Ellis-Lamkins.

O objetivo da startup é criar um sistema que funcione melhor para todos. Em vez de um condado pagar para encarcerar alguém simplesmente porque eles não podem pagar a fiança, eles podem usar o app para monitorar a conformidade com ordens do tribunal e se preciso, podem contar com dispositivos de monitoramento GPS. Conselhos, tribunais, gestores de casos e outras partes interessadas também podem acessar o documento de progresso da lei para monitorar a conformidade. “Nosso sistema é construído para reduzir a reincidência”, disse Ellis-Lamkins.

Fotos: Taylor Hill/FilmMagic / Getty Images
Fonte: Techcrunch