A Idemia, líder global em Identidade Aumentada, anunciou nesta semana que implementou a tecnologia de reconhecimento facial na EasyOpen, uma solução previamente desenvolvida com sua parceria Omoove, uma empresa de total propriedade da Octo Telematics, provedor líder na Europa de tecnologia de Mobilidade Compartilhada. O processo de registro digital combinado com a tecnologia de reconhecimento facial irá inscrever e autenticar com segurança o condutor antes da EasyOpen abrir automaticamente o carro.

A primeira versão da solução foi lançada no último ano e permite que os condutores já registrados no aplicativo utilizem seus smartphones como chave para abrir o carro de modo seguro. Neste ano, as empresas anunciaram a introdução de um novo processo para registro digital do condutor combinado com a tecnologia de reconhecimento facial, que será implementada na solução EasyOpen.

Esta solução utiliza o smartphone para criar a identidade do condutor ao registrar documentos de identificação de modo rápido e compatível ao usuário, enquanto concede acesso ao carro posteriormente por meio de uma selfie, graças à solução de reconhecimento facial da Idemia.

Segundo um estudo realizado pela Frost & Sullivan, o número de usuários que compartilham carros deve aumentar em 16,4% CAGR dentro de 2025: o uso de carros particulares irá então diminuir e as agências de locação de carros terão necessidade de tecnologias de alto desempenho, a fim de dar segurança a carros compartilhados.

“Ao combinar o aumento de segurança com a conveniência adicional, estamos tornando a experiência de usuários ainda mais simples neste mercado promissor de compartilhamento de carros”, explica Yves Portalier, Vice-Presidente Executivo de Negócios de Objetos Conectados na Idemia.

“O carro conectado sem chave irá revelar uma nova era de Mobilidade Compartilhada, ao simplificar o trajeto do condutor e permitir que operadoras ofereçam uma solução simples e confiável”, acrescenta Giuseppe Zuco, Diretor Executivo na Omoove e co-fundador da Octo Telematics.