A FIR Capital BZ Plan acaba de investir R$ 2 milhões na Startup Gofind.Online, com sede em Joinville (SC). A Gofind.Online mostra a disponibilidade de produtos nos pontos de venda sem a necessidade de integração com as lojas físicas.

Usando inteligência artificial a GoFind mostra as lojas mais próximas com um item específico em estoque e permite que o investimento em marketing seja direcionado para as regiões onde o produto pode ser encontrado com maior facilidade.

Nos últimos 40 anos a cadeia de suprimentos investiu tempo e dinheiro para criar formas de colocar o produto certo, com a quantidade certa e na loja certa. “A solução da GoFind é inovadora e veio para colocar o consumidor na loja certa. Isso vem revolucionando o marketing das indústrias”, destaca o cofundador e CEO da GoFind, Fernando Farias.

Fundada em dezembro de 2015 a Gofind tem mais de 50 mil itens catalogados e mostra a disponibilidade destes produtos em mais de 150 mil lojas espalhadas por todo o país. Em 2016 e 2017 participou do programa de aceleração de startups da ACE.

“Hoje a cadeia de suprimentos perde 1,75 trilhão de dólares em vendas pela falta do produto ou situações de excesso de estoque nas lojas. Então, por que não aproveitar as ações de marketing para dar visibilidade de onde o produto está disponível e direcionar os consumidores para as lojas certas?”, pergunta o cofundador e Diretor de Operações da startup, Felipe Samy.

Integram a carteira de clientes da empresa as indústrias de médio e grande porte com área de marketing estruturada e que atuam no setor de alimentos, bebidas e cosméticos, em sua maioria funcionais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, diet e light. A Fenacelbra (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil) e a Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) são parceiras da GoFind.

Investimento

Segundo o sócio da BZPlan, Marcelo Wolowski, o investimento será focado em Vendas, Sucesso do Cliente e Produto. “Com o aporte financeiro esperamos que a empresa tenha um crescimento de 300 % ainda neste ano”, planeja Wolowski.

A GoFind terá como principais desafios o crescimento acelerado e a evangelização do mercado mostrando que é possível vender mais e tornar a experiência do consumidor mais prática e conveniente, mostrando a disponibilidade de produtos no ponto de venda.

Ainda no primeiro trimestre a GoFind irá liberar um robô que usa inteligência artificial para encontrar produtos nas lojas mais próximas. O nome do robô é Ada Lovelace. “Uma homenagem a primeira programadora da história”, lembra Farias.

O robô poderá ser instalado na página do Facebook dos clientes da GoFind. Essa ferramenta reduzirá custos do SAC e criará uma experiência sensacional para os consumidores.

Recentemente a GoFind foi selecionada pelo Facebook para receber investimentos na categoria Bootstrap pela inovação tecnológica desenvolvida e na categoria Social Good (Bem Social), pelo trabalho desenvolvido junto com a Fenacelbra, para melhorar a vida de pessoas com restrições alimentares.

Para apoiar as decisões estratégicas a GoFind criou um conselho de administração formado por nomes reconhecidos no mercado de software. Entre eles, Sérgio Cochela, atual CEO da Duo Tecnologia e investidor anjo, Marcel Martins Malczewski, Fundador da Bematech e CEO da Gestora de Fundos Trivella M3 Investimentos SA,  Marcelo F. Wolowski, sócio da BzPlan, gestora do Fundo Sul Inovação e Felipe Samy, co-fundador da GoFind.