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Segundo dia do SaaStr aborda internacionalização, IPO e Marketing

A edição deste ano do SaaSt 2018 está ancorada em três verticais: escalabilidade, compartilhamento e aprendizado. O segundo dia da maior conferência anual de software as a service foi marcado por grandes nomes do setor de tecnologia, como o VP do LinkedIn, Aaitf Awan. Entre os destaque desta quarta-feira, 7, estão temas relacionados à internacionalização das empresas, IPO (oferta pública inicial), marketing e gestão.

Empreendedores catarinenses que participam da Missão ao Vale do Silício pelo programa de capacitação Startup SC, do Sebrae/SC, separaram algumas dicas repassadas pelos palestrantes.

Internacionalização

O LinkedIn é um dos maiores exemplos de escalabilidade e internacionalização entre as empresas de tecnologia. Em 13 anos, a empresa cresceu de 500 mil para 500 milhões de usuários e já está presente em 32 cidades. Na palestra, Awan ressaltou que a expansão é uma grande oportunidade, ignorada pela maior parte das empresas. O LinkedIn não só investiu como continua priorizando essa estratégica e, hoje, a rede conta com mais de 70% dos membros fora dos Estados Unidos. Segundo ele, empreendedores que quiserem romper as barreiras geográficas dos seus negócios precisam prestar atenção em cinco pontos principais. Primeiro, devem desenvolver uma estrutura de priorização de mercado a longo prazo e remover as barreiras locais para adoção das suas soluções. Depois, precisam fechar parcerias estratégicas e manter um relacionamento com o governo local, que podem ser bons aceleradores para a sua empresa. Além disso, se os líderes devem se preocupar em construir canais globais de crescimento escalável e evangelizar esse crescimento global sempre.

IPO

De acordo com Dean Stoecker, cofundador e CEO da Alteryx, das 40 empresas que fizeram IPO em 2017, 19 eram dos Estados Unidos. Isso é uma demonstração de como as empresas de tecnologia estão se mantendo privadas por mais tempo no mundo, inclusive no Vale do Silício. E para os representantes norte-americanos essa decisão realmente deve ser tomada com muito cuidado. Nem sempre o IPO é a melhor escolha para a sua empresa. O gestor precisa, antes de tudo, pensar se há a necessidade de capital – que pode ser conseguido por meio de outros tipos de investimentos, não necessariamente uma oferta pública – e também no que esse dinheiro será investido. Mais do que isso, tanto os gestores, quanto o conselho e os colaboradores devem estar preparados com antecedência para qualquer situação. O empreendedor precisa saber prever as métricas da sua empresa e pensar no jogo de longa duração.

Experimentações no Marketing

Para Mada Seghete, cofundadora e líder de Crescimento da Branch, para criar um canal diferenciado para vendas enterprise, é necessário fazer experimentos de marketing. Segundo a empreendedora, 30% dos investimentos de marketing devem ser destinados para essas experiências e 70% para os canais convencionais. Além de pensar nos experimentos em si, o time de marketing precisa ter um pouco de paciência para esperar que essas ações deem resultados e entender que, em mais de 50% das vezes, esses experimentos darão errado. Mas, não há nenhum problema em falhar. Muito pelo contrário. Falhe e aprenda com os erros até acertar.

Comunidade

Pode parecer um pouco senso comum para os empresários brasileiros, que já estão acostumados com os eventos de empreendedorismo – em especial o ecossistema catarinense que é um dos destaques nacionais em tecnologia -, mas Seghete também ressaltou a importância dos meetups no SaaStr. A troca de experiências pode ser o caminho para gerar engajamento das personas com quem você atua e na sua própria equipe. E não precisa ser algo muito complexo, como um grande evento, por exemplo. Basicamente, a dica apresentada por ela é: comece a criar um ecossistema cedo e comece simples. Não pare de pedir ajuda e de ajudar a sua comunidade. “Continue tentando, continue aprendendo”.

*Conteúdo produzido pelas startups Conaz, Cuco Health, Hub2b, Intexfy, JetBov, Applique, PagueVeloz, Smarket e Viajor/Paytrack diretamente do SaaStr.

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