Quem nunca agendou um serviço de instalação, manutenção ou reparo na sua residência e o técnico chegou atrasado ou não apareceu? Essa é uma situação infelizmente muito comum no nosso dia-a-dia e que gera um enorme desconforto para as pessoas. Foi pensando em solucionar esse problema que Eduardo Luiz Santos, formado em Tecnologia para Gestão de Negócios e seu sócio, Luiz Freneda, decidiram criar a startup Field Control

Trata-se de um aplicativo com a funcionalidade de localização dos técnicos prestadores de serviços não só pelos clientes, mas também pelos gestores, que podem calcular a rota a partir de uma chamada de última hora, além de otimizar o trajeto de deslocamento entre um serviço e outro, o que gera economia de combustível,  promove agilidade e melhor previsão de atendimento ao consumidor final. Todas essas ações têm um objetivo: revolucionar a qualidade de prestação de serviços externos no Brasil.

“É um incômodo abrir um chamada para resolver determinado problema em sua casa ou local de trabalho e ficar preso durante todo o dia ou até mesmo determinado período indicado pelo gestor da empresa responsável pelo chamado. É comum o técnico chegar muito atrasado ou até mesmo nem aparecer, o que atrapalha a toda a programação e rotina da pessoa ou mesmo de uma empresa que precisa da manutenção da internet ou telefone para manter suas atividades”, explica Eduardo. Segundo o SEBRAE, o Brasil tem 70 milhões de residências, 18 milhões de prédios comerciais e industriais, e desse total, 80% precisam de ao menos um reparo ao ano.

Composto por dois módulos, um aplicativo instalado no smartphone do técnico que atua em campo e um portal web de gestão, o sistema proporciona ao gestor visibilidade em tempo real da localização de cada técnico em mapa personalizado e caso tenha algum imprevisto com o profissional agendado para determinado chamado, como necessidade de maior tempo para solucionar alguma demanda inesperada ou mais problemática que o esperado, o técnico mais próximo do local poderá ser redirecionado, assim todas as chamadas agendadas são atendidas. O técnico recebe as atribuições no celular, via aplicativo, o cliente consegue acompanhar o trajeto, o horário previsto de chegada e a foto do profissional que irá atendê-lo, proporcionando segurança para quem irá recebê-lo.

técnicos

Eduardo conta que no início, os colaboradores externos tinham uma visão de controle equivalente a um rastreador com intuito de monitoria de localização, o que gerava uma espécie de pré-conceito da plataforma, porém, como a plataforma é muito intuitiva e facilita o dia-a-dia dos colaboradores externos, ele se tornou um aplicativo muito bem recomendado entre eles.”Atualmente, os colaboradores externos dos nossos clientes recomendam nosso aplicativo para outras empresas. Essa é uma fonte muito boa de novos negócios atualmente”.

O gestor acompanha cada atividade executada individualmente pelos técnicos em formato de linha do tempo. Outra atribuição do app é inserir fotos quando necessário do serviço executado e colher a assinatura do cliente eletronicamente, eliminando volume de papel não só para o técnico, mas também de material arquivado na sede da empresa ao otimizar espaço e economia com produtos de papelaria. Ao fim do atendimento, um relatório é emitido no qual o gestor pode avaliar se o serviço foi prestado com qualidade e até mesmo, atribuir habilidades específicas para cada técnico. O cliente também pode fazer sua avaliação.

Eduardo completa que com todas essas funções, as PMEs que atuam com equipes em campo têm condições de prestar um serviço com qualidade e eficiência, além de garantir um panorama completo para avaliação de cada função executada periodicamente, proporcionando possibilidade de ajustes e adequações de problemas que possam afetar o trabalho da empresa como um todo.

A plataforma Field Control é um SaaS e o valor da assinatura mensal depende do número de smartphones gerenciados. Ela pode ser utilizada por empresas dos segmentos de climatização, dedetizadoras, desentupidoras, provedores de internet, manutenção de eletrodomésticos, manutenção de elevadores, segurança eletrônica e telecomunicações. O valor da assinatura mensal é de R$35 por smartphone (colaborador) gerenciado com o mínimo de 4 licenças por cliente.

A startup já participou de três ciclos de aceleração e mentorias como SEBRAE, InovaBra e recentemente foi aprovada para a Sevna Startups, com resultados muito positivos. “Além do capital que permite avançar mais rápido, a aceleração nos ajudou com muito conteúdo e apoio focado no nosso negócio. Possuir pessoas que já passaram por diversos desafios que encontramos no dia-a-dia nos proporciona muita segurança em tomar decisões mais assertivas.

Atualmente a plataforma atua em 22 estados brasileiros e possui milhares de técnicos usando o serviço. No momento eles estão facilitando as integrações com outras plataformas para facilitar a rápida implantação nas empresas além de trabalhar em uma robusta estratégia de Marketing Digital.