* Por Conube Contabilidade Online

Escolher o endereço da empresa é uma das decisões mais importantes que o empreendedor deve tomar. Afinal, esse fator pode contribuir para o sucesso ou fracasso do seu negócio. Por isso, é imprescindível optar por um lugar estratégico para instalar o empreendimento, ou seja, que esteja acessível para o seu público-alvo e que favoreça o desenvolvimento da sua atividade.

Quer selecionar um bom ponto comercial e aumentar as chances de ser bem-sucedido? Confira abaixo o que considerar na hora de escolher o melhor local para abrir a sua empresa!

O que considerar para definir o ponto comercial

Os fatores a serem considerados para a escolha do endereço de um negócio dependem do tipo de atendimento e a forma como ele está estruturado, tais como:

Se o atendimento ao cliente ocorre no próprio estabelecimento

Mais do que bonito, bem construído e equipado, o ponto tem que oferecer acessibilidade para que os seus clientes cheguem até o endereço. Aliás, não só para eles, mas também para os seus fornecedores e funcionários.

Verifique se o local está relativamente perto da área central da cidade, se as vias do trajeto estão em boas condições, se existem linhas de ônibus ou metrô, e estacionamento próximo ao seu ponto.

Os lugares que possuem um saneamento precário, têm ruas sem pavimentação e estão escondidos no mapa não são indicados para fixar a sua empresa, pois dificultam o acesso para os consumidores. Também é importante checar se o endereço está situado em um local com um fluxo de pessoas considerável e tem boa visibilidade, pois isso ajuda a atrair novos clientes de forma espontânea.

Se o atendimento ao cliente não é feito presencialmente

Quando o atendimento ao cliente não é prestado diretamente na empresa, é necessário focar na estrutura do local. Nesse caso, é fundamental constatar se o ponto comercial está bem estruturado para proporcionar o desenvolvimento da sua atividade, se é acessível e adequado para que os seus colaboradores executem o serviço de acordo com o que está previsto pelo seu negócio.

Além disso, analise se o ponto comercial oferece espaço para que você expanda a sua estrutura futuramente. Assim, conforme o empreendimento for crescendo, é possível adequar o local às suas carências, dispensando a necessidade de ter que se mudar para outro lugar.

Cuidados para escolher o melhor endereço para instalar a sua empresa

Se você vai abrir a sua empresa ou está mudando de endereço, fique atento às precauções que deve ter antes de bater o martelo e fazer a sua escolha:

Verifique se o endereço escolhido é comercial ou residencial

Ao selecionar um ponto para fixar o seu empreendimento, o ideal é sempre optar pelo endereço comercial, pois costuma ter áreas mais movimentadas, infraestrutura, ser acessível e propiciar o fechamento de negócios por concentrar um grande fluxo de pessoas.

A região comercial dá mais visibilidade para a sua empresa, além de estar mais próxima de bancos e fornecedores, facilitando as suas atividades cotidianas.

O endereço residencial costuma ser mais pacato e dificulta todos os fatores citados anteriormente. Portanto, certifique-se que o negócio será instalado em uma área comercial e que favoreça o seu crescimento.

Esteja ciente do valor do aluguel

Se você vai alugar o ponto comercial, é essencial estar ciente que o valor do aluguel compensa. Não adianta escolher um lugar com uma estrutura incrível, mas que você não conseguirá pagar e tende a se endividar. Só vale a pena investir em um valor mais alto, caso o endereço traga mais benefícios que desvantagens. Faça a contas dos seus custos operacionais antes de assinar o contrato.

Inspecione se há a necessidade de reformas

Mexer na estrutura do ponto comercial depois que a empresa já está funcionando causa muitos transtornos, podendo até haver a necessidade de ter que fechar o espaço, o que reflete negativamente na sua produtividade e faturamento.

Para que isso não aconteça, inspecione cada cantinho do estabelecimento e verifique se terá que fazer uma reforma e se compensa fazê-la. Se esse processo for muito demorado e sair muito caro, pode ser que atrase o seu planejamento de abertura do negócio. Assim, é indicado escolher outro endereço.

Descubra se o local tem ruídos

Visite o ponto que está pensando em escolher em diferentes horários do dia. Desse modo, é possível saber se a área é barulhenta, se o trânsito é intenso e se esses ruídos podem prejudicar as atividades do seu empreendimento.

Por exemplo, se estamos falando de um centro estético, os seus clientes desejam tranquilidade enquanto estão realizando os seus procedimentos, assim, o barulho excessivo vai atrapalhar no dia a dia da empresa.

Estude as questões burocráticas para se instalar no ponto comercial

As questões burocráticas do ponto comercial também devem ser analisadas. O empresário deve saber se o seu tipo de negócio tem autorização para atuar naquele espaço, se existem empecilhos legais para alterar a estrutura e se a sua atividade vai interferir no meio ambiente.

Essas questões podem ser sanadas no departamento comercial da prefeitura da cidade. Saber disso com antecedência evita multas e contratempos futuros.

Vale a pena ter uma empresa em casa?

Muitas empresas começam as suas atividades em um endereço residencial, mas isso só é recomendado se quem está iniciando não atende o público presencialmente ou tem um negócio de pequeno porte.

A vantagem de empreender em casa se resume em ter custos menores, visto que não será preciso bancar o aluguel e a estrutura de um ponto comercial. Porém, é uma escolha desvantajosa porque não inspira credibilidade, além de que a sua residência pode não estar tão visível e acessível para os seus clientes.

Para quem está começando uma empresa e necessita de um endereço seguro e que esteja de acordo com as legislações federais, estaduais e municipais, uma opção é contratar o serviço de Endereço Fiscal, que oferece um endereço apropriado à sua atividade para comprovar a existência física e jurídica do negócio.

Os empreendedores que carecem de um espaço físico para receber os seus clientes têm como alternativa contratar o serviço de Endereço Comercial, que são locais bem estruturados e preparados para que você receba o seu público quando precisar. Toda a divulgação da sua empresa será direcionada para esse endereço.

Se você tem um negócio que está dando os primeiros passos e ainda não pode ter um ponto comercial, o escritório virtual talvez seja a solução para os seus problemas. Esse serviço inclui atendimento telefônico, endereço comercial e gerenciamento de correspondências, cuidando das questões burocráticas para que você possa focar em trabalhar da melhor forma possível.

Com essas dicas, você está pronto para escolher o endereço da empresa, com cautela e segurança, garantindo que o espaço contribua positivamente com o seu empreendimento.

Tem dúvidas ou quer saber mais sobre esse assunto? Deixe o seu comentário!


conubeA Conube é um Escritório de Contabilidade Online criado sob medida para quem quer abrir empresa ou quem já tem empresa aberta e quer praticidade e tranquilidade para o seu dia a dia. Com a Conube, você emite notas fiscais, acompanha as atividades fiscais e trabalhistas da sua empresa através de uma linha do tempo, gerencia o calendário para pagamento de impostos e tudo com o suporte de experientes contadores. Controle tudo pela internet de forma simples, rápida e interativa.