A AT&T anunciou nesta semana as primeiras cidades a obter sua rede 5G. A companhia planeja instalar a tecnologia em doze cidades até o final de 2018 e as primeiras listadas são: Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia e Dallas e Waco, no Texas. As cidades restantes serão anunciadas posteriormente.

Várias operadoras vêm testando redes 5G há algum tempo e a AT&T diz que essa implantação será baseada no padrão 3GPP e operará na onda milimétrica, ou em mmWave. O 5G wireless oferecerá velocidades de vários gigabits por segundo e menor latência do que as redes sem fio 4G existentes. A combinação de velocidades mais rápidas e menor latência é pensada para ajudar a acelerar a adoção de internet de dispositivos e utilitários que requerem uma conexão melhor com a internet.

“Depois de contribuir significativamente para a primeira fase dos padrões 5G, realizar testes em várias cidades e, literalmente, transformar nossa rede para o futuro, estamos planejando ser a primeira operadora a oferecer o padrão 5G baseado em padrões – e fazê-lo muito mais cedo do que a maioria das pessoas pensou ser possível”, disse Igal Elbaz, vice-presidente de design e arquitetura de redes sem fio na AT&T.

O lançamento está à frente da disponibilidade dos dispositivos 5G do consumidor. Tanto os fabricantes de hardware como as operadoras de telefonia móvel precisam estreitar o tempo de lançamento de dispositivos 5G para que o retorno sobre o investimento seja maximizado. Há uma boa chance de que grandes fabricantes de hardware anunciem alguns dos primeiros dispositivos 5G na próxima semana no Mobile World Congress.

Fonte: TechCrunch