PUBLIEDITORIALSegundo informações, existem hoje no Brasil cerca de 250 startups de construtech, que criam e desenvolvem soluções para o mercado de construção e imobiliário. O setor representa 13% do PIB global, emprega 8% da força de trabalho no mundo, mas é marcado pela alta taxa de desperdício de materiais e baixos índices de produtividade de sua mão de obra, por isso, a tecnologia tem um papel chave para a transformação dessa realidade.

E foi pensando em fortalecer esse mercado que a Andrade Gutierrez, multinacional brasileira, lançou em parceria com a Next Consulting, um programa de aceleração focado em projetos-piloto para a indústria de Engenharia e Construção. A Vetor AG pretende desenvolver e testar em campo tecnologias para reduzir custos, mão de obra e a duração dos projetos.

“A Vetor AG é uma proposta inovadora. Implementar soluções ágeis e que possam transformar o setor é essencial. Este é mais um marco histórico para a Andrade Gutierrez”, afirma Clorivaldo Bisinoto, CEO da Andrade Gutierrez Engenharia. Em 2017, a empresa recebeu o prêmio Valor 1000, do jornal Valor Econômico, de melhor empresa de construção e engenharia do Brasil.

A Andrade Gutierrez vai selecionar até 8 startups que aplicarão suas soluções inovadoras em obras selecionadas por todo o país. A incubadora ficará no escritório de São Paulo e o programa terá duração de cinco meses, onde os participantes receberão mentoria, treinamentos técnicos, discussões de ideias e follow ups semanais para o desenvolvimento conjunto das soluções.

“A AG está em busca de startups em estágios seed ou venture com soluções de grande potencial para solucionar pontos críticos que foram identificados nas obras da empresa”, afirma Gláucia Alves, Superintendente de Inovação da Andrade Gutierrez.

Alguns dos desafios da empresa são:

  • Tecnologia para concreto
  • Gestão de frota e equipamentos
  • Apontamentos de produtividade em campo
  • Solda e tubulações
  • Trabalho em altura e andaimes
  • Sondagens de solo
  • Testes de qualidade de materiais
  • Gestão de canteiros
  • Gestão de almoxarifado
  • Produtividade da mão-de-obra direta
  • Plantio e recuperação ambiental

“A Vetor AG foi criada pensando nas necessidades específicas de uma startup que trabalha no setor de infraestrutura e construção civil, que precisa testar suas soluções em escala real e ter mentorias técnicas para poder escalar. “O investimento da Andrade Gutierrez em inovação é fundamental para fomentar o setor e trazer mais tecnologia para a construção brasileira”, destaca Anielle Guedes, CEO da Next Consulting

Quem pode participar?

Para participar do programa, as pessoas jurídicas devem ser devidamente constituídas no Brasil ou no exterior, estarem em início de atividade e investirem em temas inovadores voltados para as áreas de serviços e produtos para a construção civil, engenharia e infraestrutura “construtech”.

Etapas

✓Inscrições: 11 de janeiro a 11 de março de 2018
✓Seleção: 12 de março a 01 de abril 2018
✓Residência: 23 de abril a 28 de setembro de 2018
✓Demo Day: outubro de 2018

As inscrições começaram dia 11 de janeiro e devem ser feitas pelo site www.vetorag.com.br até o dia 11 de março.

*Foto de destaque: Next