Para auxiliar profissionais que desejam construir a sua própria empresa, mas não sabem por onde começar, a Udacity, conhecida como a Universidade do Vale do Silício, lança o Nanodegree Startup Founder. O programa online conta com mentoria de profissionais do mercado que vão ajudar o participante a vivenciar na prática os conceitos abordados, com o objetivo de transformar seu projeto em realidade. O melhor projeto será premiado com uma viagem rumo ao Vale do Silício, com todas as despesas pagas, para vivenciar uma semana de imersão no ambiente mais inovador do mundo.

Com duração de três meses, o programa tem início no dia 15 de janeiro e é oferecido totalmente em português. São 150 vagas disponíveis e as inscrições podem ser feitas até hoje, 10 de janeiro, por meio do site da Udacity.

Durante o programa, os participantes irão desenvolver quatro projetos práticos, que serão revisados por especialistas que são referências na área. Todos também receberão três sessões de mentoria individual online, de uma hora cada, com profissionais do ecossistema empreendedor. Paulo Quirino, coordenador de P&D no Samsung R&D Institute Brazil, Vinícius Machado, CCO e cofundador da Startadora, e Gabriella Sant’Anna, diretora executiva da 4LAB, estão entre os mentores confirmados. A cada mentoria, o estudante poderá discutir sobre sua ideia e tirar todas as dúvidas para torná-la realidade.

Dentre os graduados, os dez melhores participarão de um bootcamp em São Paulo, quando irão desenvolver e treinar seu pitch para aceleradoras e investidores. Eles também serão convidados para um Demo Day, com a possibilidade de ter suas startups aceleradas pela ACE, Liga Ventures, Baita, LAB001, Weme e Startadora.

“O número de brasileiros interessados em abrir o seu próprio negócio cresce a cada ano, mesmo diante de um cenário desafiador no país. Queremos apoiar esses profissionais, possibilitando que eles tirem sua ideia do papel ou, até mesmo, melhorem o modelo atual da sua startup, aumentando assim suas chances de sucesso”, diz Carlos Souza, diretor-geral da Udacity para a América Latina.

O conteúdo do Nanodegree é dividido em 16 módulos, com temas que vão desde o estabelecimento de objetivos — passando por tópicos como proposta de valor, como montar um time e arrecadação de fundos — até a criação do seu pitch.

Não é necessário ter experiência prévia ou já ter fundado uma startup: basta ter uma ideia e muita vontade de tirá-la do papel. O programa tem vagas limitadas para até 150 participantes, mediante aprovação de perfil dos candidatos.