Chivas Regal anunciou o vencedor da etapa brasileira do Chivas Venture 2018, competição que marca a quarta temporada de busca e investimento em uma geração de startups orientadas ao sucesso por meio de mudanças significativas em suas comunidades.

Três projetos participaram da disputa final: Moradigna, PrintGreen 3D e Revoada. Esta última, de Porto Alegre, escolhida para representar o Brasil na etapa global, usa  câmara de pneu de nylon e materiais de guarda chuva como matéria prima para seus produtos. Atualmente 200 mil toneladas de lixo são produzidas no Brasil por dia, meio milhão de pessoas trabalham e vivem do lixo no país e o Revoada impacta diretamente essa realidade. O projeto reutiliza materiais descartados, reduzindo o impacto no meio ambiente e ajudando na renda de catadores de lixo e borracheiros. Este foi um dos pontos decisivos que ajudou na escolha do projeto gaúcho na final do Chivas Venture 2018.

Gustavo Caetano, palestrante, empreendedor e fundador da Samba Tech, especializada em soluções para vídeos online, é o embaixador do projeto no Brasil e analisou cada um dos finalistas para a escolha final do representante brasileiro do Chivas Venture. “O Projeto Revoada me impressionou pela simplicidade e pela capacidade que tem de causar impacto positivo em toda a indústria da moda, desde os fornecedores até os clientes finais. Tenho certeza de que irão representar muito bem o Brasil no The Venture Global.”

Desde 2014, o concurso já recebeu inscrições de quase 6 mil modelos de negócios e impactou mais de 300 mil vidas por projetos desenvolvidos em 40 países.

Neste quarto ano, 29 países em seis continentes estão envolvidos na disputa, e devem selecionar seus representantes para competir em uma etapa final e em escala global. Uma empresa por país será nomeada e poderá participar de um exclusivo Programa de Aceleração (em Oxford, na Inglaterra, em março de 2018), seguido de 3 semanas de votação pública para alocar 200 mil dólares do fundo entre os negócios escolhidos. Na final global, os modelos de negócio devem fazer um pitching de alto nível aos jurados visando uma parcela dos 800 mil dólares disponibilizados pelo fundo. Na última edição, a final global contou com a presença de personalidades como Halle Barry, Javier Bardem, Josh Gad e Don Cheadle e consagrou a empresa tailandesa Siam Organic, entregando a seus fundadores um total de 400 mil dólares.