A Kyvo Design-Driven Innovation, empresa brasileira especializada em inovação e design de serviços, inicia hoje (8) as atividades de sua filial em Lisboa. É a segunda operação internacional da Kyvo em menos de dois anos. A primeira fica no Vale do Silício, nos Estados Unidos, no centro de inovação GSVlabs, do qual a Kyvo é representante exclusiva no Brasil. O objetivo com a operação em Portugal é participar do mercado europeu de inovação com a realização de projetos focados em Transformação Digital para as empresas da região.

“Lisboa hoje apresenta um dos melhores ecossistemas para a inovação da Europa. Tem profissionais de altíssima qualidade e políticas bem sucedidas de fomento ao empreendedorismo”, diz Hilton Menezes, CEO da Kyvo. Segundo o executivo, a chegada da Kyvo em Portugal, além de servir de porta de entrada para a Europa, abre uma série de oportunidades de extensão de projetos realizados em parceria com empresas da região e que já estão em curso no Brasil. “Automaticamente nos colocamos como potencial parceiro para essas corporações”, acrescenta.

A capital portuguesa foi eleita em 2015 uma das melhores cidades para inovação e empreendedorismo pela União Europeia, segundo a classificação European Entrepreuneurial Region. A premiação decorre de uma série de medidas para desburocratizar e incentivar o surgimento de startups. Neste sentido, uma das mais recentes foi a criação de um fundo público-privado de venture capital com 200 milhões de euros para investimentos de risco.

A chegada da Kyvo em Portugal conta com um parceiro estratégico, o executivo Mauro Bastos, egresso da multinacional britânica de softwares Sage e com mais de dez anos na área comercial da Microsoft. Sócio da Kyvo Portugal, Bastos responderá pela operação da filial e atuará diretamente nos projetos de transformação digital. “As empresas portuguesas deverão investir mais de 3,5 bilhões de euros em transformação digital e TI nos próximos dois anos. Além de ser um mercado significativo, tem na busca por inovação um de seus principais potenciais”, afirma Bastos. A operação da Kyvo em Lisboa está sediada no Ideia Hub, espaço de coworking com mais de 1.300 metros quadrados, localizado no Parque das Nações, às margens do Rio Tejo.

Além das operações no Vale do Silício e em Lisboa, a Kyvo conta com unidades de negócio em Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Vitoria, Belém e São Paulo, onde fica sua sede.