* Por Vinicius Andrade

O primeiro texto do ano tem a intenção de ser um resumo de uma história fantástica: como 2017 foi um ano excelente para nós da Vesteer. Todo mundo fala que o tempo passa rápido e que quando vemos o ano já acabou. Mas o que muitos não pensam é na quantidade de coisas que aconteceram durante esse período, nos erros e aprendizados obtidos e, principalmente, nos objetivos alcançados.

Gostaria de dividir com vocês o que conquistamos e, o mais importante, como conquistamos. Já adianto que tudo que será descrito aqui tem sempre um vetor zero comum: o trabalho. Arregaçamos as mangas e fomos atrás. Ampliar foi apenas uma consequência disso. Quando se é uma startup, você tem seus planos, suas convicções e seus objetivos. Mas muito mais do que isso existem diversos obstáculos, muitos deles que mudam completamente o rumo da empresa.

O maior segredo de metas e visões não é o futuro que elas escrevem, mas sim a mudança que elas trazem para o presente. E muita coisa mudou no nosso presente. Visualmente, inovamos nossa marca. Buscamos uma nova identidade, novas cores. Mas tudo para deixar claro qual nosso principal objetivo: democratizar o e-commerce.

Depois, construímos uma nova plataforma, mais robusta e preparada para o crescimento. Demoramos muito para desenvolve-la, mas conseguimos lançar uma plataforma totalmente nova, mais intuitiva, com dezenas de novas funcionalidades para nossos sellers e conversão acima da média do mercado. Além disso, criamos um ciclo de desenvolvimento que permite lançar novas funcionalidades a cada 15 dias.

Fora do âmbito online, agora no físico, inauguramos uma nova sede, e já crescemos ela para mais de 1.500 m². Em julho estávamos em uma sala de 25 m². Em setembro fomos para 1.000 m². Em novembro já era 1.500 m². Tudo isso para controlar 100% de nossos processos (e conseguimos gradativamente atingir esse objetivo). Agora desde a tecnologia oferecida, passando por produção, fulfillment, logística, customer experience, entre outros, estão centralizados no nosso espaço.

Com muita resiliência sobrevivemos a essa loucura, mas, nas palavras de Mario Andretti, “Se você não sente as coisas indo fora do controle, não está indo rápido o bastante”. Registramos usuários em mais de 30 países e hoje marcamos presença em  todos os continentes. Com uma plataforma em três idiomas conseguimos definitivamente abrir o mercado brasileiro para o mundo e isso tem sido fantástico.

No âmbito dos lucros para nossos sellers, ultrapassamos o número de R$4.000.000 em lucros distribuídos aos nossos usuários. O número fala por si só, mas mais gratificante que isso é ver histórias de pessoas que vendem pela nossa plataforma e fazem disso seu principal trabalho, ganham muito dinheiro com isso e, mais importante, realizam muitos sonhos.

Crescemos mais de 10x em receitas, em comparação ao ano de 2016. Muito melhor do que nossa projeção mais otimista. Resultado de todo o trabalho que fizemos e fazemos continuamente. Os resultados atingidos nos permitem agora pensar mais longe e assumir mais riscos. Fizemos também uma nova rodada com a Distrito Ventures e fomos a empresa que mais cresceu do portfólio deles. E olha que tem gente boa lá, como Banco Neon, Contentools, Rank My App e Monetus.

A nossa equipe cresceu, e muito. Saímos de seis para 39 pessoas no nosso time. Procuramos também investir cada vez mais nas pessoas que trabalham conosco. Agora já somos profissionais de três nacionalidades e baseadas no Brasil e Reino Unido. Sentimos muito a dor do crescimento e as dificuldades de se implantar uma cultura em equipes grandes e essa é a principal meta para o próximo ano.

Neste ano, prevemos dobrar o tamanho da nossa equipe. Muitas vagas estão por vir. Em termos de valorização dos nossos talentos, realizamos eventos internos por meio da nossa prefeitura com grande foco no Vesteer Talks, cujo principal objetivo é disseminar o conhecimento entre nossos colaboradores. Implantamos um líder para cuidar do bem-estar da equipe e realizamos o piloto de alguns eventos internos.

Apoiamos o Afiliados Brasil (o primeiro evento que participamos de nossa história) e lançamos o Vesteer Academy, um portal de conteúdo focado exclusivamente em quem quer desenvolver seu negócio online e vender produtos. Essas iniciativas foram as primeiras que realizamos com o objetivo de desenvolver novos sellers dentro do mercado brasileiro. Acreditamos, e estamos trabalhando, para fazer novos milionários por aqui através da Vesteer.

Sabe como conseguimos isso? Porque executamos, colocamos a mão na massa, não ligamos para horários e dia da semana. Temos na equipe pessoas que vestiram a camisa e estão mudando nossa história.

E que venha 2018! Continuamos a acreditar no trabalho e não jogando tudo para a sorte.


Vinícius Andrade é CEO da Vesteer, maior plataforma de criação, venda e distribuição de produtos personalizados em todo o Brasil.