A BlaBlaCar, comunidade de caronas de longa distância, fundada em Paris em 2006 e usada por mais de 60 milhões de pessoas – 1,6 milhões no Brasil – revela hoje, globalmente, novos logotipo e identidade visual e uma ferramenta de busca otimizada para encontrar caronas mais localizadas. Essas mudanças refletem uma nova ambição: utilizar a escala das conexões entre pessoas criadas pela comunidade BlaBlaCar para que toda cidade e bairro tenham a mesma facilidade de deslocamento que hoje em dia só se encontra nos grandes centros urbanos.

Conectando a rede de mobilidade à porta da sua casa

Com muitas pessoas utilizando o serviço, a BlaBlaCar é capaz de oferecer mais escolha e conveniência aos viajantes. Hoje, a empresa revela uma visão de produto que utiliza a escala da sua comunidade para tornar o serviço e a tecnologia empregada nele mais inteligentes, levando opções de transporte para perto dos passageiros. Essa visão será implementada através de novas funcionalidades no aplicativo ao longo dos próximos 18 meses.

No início, as caronas da BlaBlaCar conectavam apenas grandes cidades. Conforme a comunidade cresceu, a granularidade das caronas aumentou: hoje, dos quase 40 mil pares de cidades brasileiras entre as quais já foram oferecidas caronas, 20 mil não são conectadas diretamente por transporte público e dependem inteiramente do carro. Agora, a BlaBlaCar dará um grande passo, otimizando seu serviço para os 65% da população brasileira que não vivem em grandes centros de transporte intermunicipal.

Um novo algoritmo de busca, em testes no Brasil desde o fim de 2017, retorna resultados mais localizados, ao combinar a demanda dos passageiros com segmentos dos itinerários dos condutores de maneira automática. Isso revela dinamicamente milhares de possíveis locais de encontro e transforma todas as estradas em grandes eixos de transporte, com conexões em qualquer ponto. Por exemplo: uma carona entre São Paulo e Rio de Janeiro torna-se visível a passageiros saindo de São José dos Campos (no caminho entre SP e RJ).

No Brasil, caronas viabilizadas pelo novo algoritmo já correspondem a 10% do total. Uma nova tela de busca, a ser lançada em meados de 2018, vai pedir que os passageiros insiram endereços de partida e chegada específicos, o que permitirá resultados ainda mais localizados.

Os novos logotipo e identidade visual da BlaBlaCar

Os novos logotipo e identidade visual foram projetados para capturar as conexões que as caronas tornam possíveis, quer seja para facilitar o acesso a lugares distantes ou a pessoas amadas, valorizando as interações sociais proporcionadas durante e após as viagens.

As cores primárias do logo foram trocadas por um visual mais maduro. As duas letras “B”, de BlaBlaCar, juntam-se como duas pessoas em um carro, um ponto de partida e um de chegada, e as aspas representando uma conversa, seja no carro ou com amigos e familiares no destino final.

Vídeo explicando o novo foco da BlaBlaCar

O fundador da BlaBlaCar, Frédéric Mazzella, explica: “nossa identidade anterior era funcional, projetada para explicar o que são as caronas. Nossas cores divertidas refletiam a diversidade da nossa comunidade, e nossas mensagens foram escolhidas para encorajar a adoção de um novo modelo de transporte. Mas evoluímos muito em dez anos. Atualmente, com uma comunidade de mais de 60 milhões de membros, atualizamos completamente nossa identidade para que reflita o grande objetivo da BlaBlaCar: aproximar as pessoas umas das outras, e dos lugares que elas amam”.

A opção em ressaltar a experiência humana das caronas no novo logotipo e identidade visual reflete os resultados de pesquisa com os usuários sobre as conexões possibilitadas pelas caronas.

Essa pesquisa está sendo publicada hoje num relatório chamado Bringing People Closer (Aproximando as pessoas).

No Brasil, a pesquisa envolveu 650 usuários e foi realizada em dezembro de 2017. Segundo Ricardo Leite, diretor da BlaBlaCar Brasil, 56% dos pesquisados dizem visitar amigos e familiares que moram em outra cidade com mais frequência graças à BlaBlaCar. Entre os outros resultados, vários reforçam a conexão entre pessoas gerada pelas caronas: 87% reportaram ter tido conversas engrandecedoras durante as viagens e 42% foram expostas a oportunidades profissionais (novo emprego ou projeto). Diversidade também foi tema da pesquisa: 87% declararam que a diversidade dos usuários da BlaBlaCar é algo positivo e 67% se sentem mais abertos a diferenças culturais e de opinião por causa das caronas.