A 99 informa que a Associação Brasileira de Online para Offline, da qual a empresa faz parte, obteve decisão liminar da Justiça revertendo a restrição de placas da resolução 16 de Prefeitura de São Paulo.

A decisão foi concedida nesta terça-feira, 23/01/2018, e está disponível no site do Tribunal de Justiça de São Paulo. Isso significa que os carros da 99 de fora de São Paulo poderão fazer corridas na cidade. E também retornar ao seu município de origem com passageiros.

A exigência de que o veículo tenha placa de São Paulo cria um muro entre a capital e a Região Metropolitana e limita o direito de os motoristas trabalharem. A decisão do juiz Kenichi Koyama, do processo número 1002513-32.2018.8.26.0053, representa um avanço para todos os usuários de aplicativos da cidade.

A 99 reafirma que a resolução 16 é burocrática e vai contra os princípios de eficiência, eficácia e efetividade dos serviços de transporte urbano. A medida prejudica dezenas de milhares de motoristas que deixarão de ter acesso a trabalho e renda e milhões de passageiros que terão menos ofertas de corridas.

Novo app

Hoje a 99 também lançou uma versão mais recente de seu aplicativo agora com tecnologia global e mais recursos de segurança e um algoritmo de inteligência artificial que acelera a distribuição de corridas, reduzindo em até 20% o tempo em que um passageiro espera por um motorista.

Entre as novas funções para passageiros, destaque para a cotação em tempo real, em que os usuários visualizam minuto a minuto o valor da corrida; o envio do trajeto a amigos e familiares para acompanhamento remoto; bate-papo entre motorista e passageiro direto no aplicativo; e carteira inteligente, que seleciona o melhor desconto para cada momento de forma automática.

O novo aplicativo da 99 também traz mais recursos para os motoristas, como o “Definir Destino”. Nele, o condutor poderá escolher duas vezes ao dia um destino para direcionar as corridas. Por exemplo, na volta para casa o condutor poderá receber chamados para perto de sua moradia. Há ainda o “Mapa do Preço Variável, que identifica as áreas com maior demanda por corridas e possibilidade de ganhos mais elevados.

“Segurança é o nosso principal valor. Por isso criamos um recurso que permite ao motorista avaliar o passageiro. Com isso, aumentamos a segurança do condutor, que terá mais informações sobre quem está entrando no seu carro”, ressalta o Head de Produtos da 99. “Já para o passageiro, agora é possível compartilhar o trajeto com pessoas da sua confiança. Isso aumenta a segurança uma vez que o usuário não se sente mais sozinho dentro do carro”, complementa.

O aplicativo também disponibiliza em todo Brasil o “Preço Variável”, mecanismo que equilibra oferta e demanda e ajuda a  garantir a disponibilidade rápida de um carro particular em situações com maior procura do que oferta de corridas. “O diferencial da 99 com o Preço Variável é que se o passageiro prefere buscar uma corrida com valor tabelado, ele pode pedir um táxi, dentro do mesmo app”, comenta Costa.

No início de janeiro, a 99 foi adquirida pela DiDi Chuxing, maior plataforma de transporte por aplicativo do mundo. O investimento consolida uma profunda parceria já existente entre DiDi e 99 e que acelerará ainda mais o mercado de corridas por aplicativo na América Latina, garantindo mais opções de transporte para os usuários.