O YouTube é o mais novo concorrente das mídias sociais com ferramentas de “stories”, adaptando o formato de conteúdo em curtos vídeos popularizado pela Snapchat. O novo recurso, chamado Reels, é “o giro do YouTube no formato popular de” histórias “, mas projetado especificamente para criadores do YouTube”, escreveu Roy Livne, gerente de produto sênior do YouTube, em uma postagem no blog da plataforma.

Os Reels, disponíveis para criadores em um modo de teste beta, permitem aos usuários postar vídeos de até 30 segundos de duração. Mas uma grande diferença entre Snapchat e Instagram Stories é que os Reels do YouTube não desaparecerão necessariamente após 24 horas. De acordo com Livne, os criadores disseram ao YouTube que eles não queriam que os vídeos expirassem, “então nós daremos a eles essas opções (de o vídeo expirar ou não)”.

Os Reels também podem incluir links para vídeos mais longos do YouTube e permitirão que os criadores apliquem filtros e adicionem músicas, textos e adesivos aos vídeos.

O novo recurso Reels faz parte de uma atualização dos recursos de estilo de mídia social na guia Comunidade. Lançado há cerca de um ano para criadores selecionados, os recursos da Comunidade do YouTube estão agora disponíveis para canais com mais de 10 mil assinantes. Nas suas seções comunitárias, os criadores podem compartilhar pesquisas, imagens, texto, GIFs e outros conteúdos – projetados para permitir que os canais alimentem seus novos conteúdos no próprio YouTube (em vez de outras plataformas sociais) entre seus principais carregamentos de vídeos.

“Assim como fizemos com a Comunidade, estaremos experimentando com uma versão beta dos Reels para aprender e melhorar o produto antes de expandir para mais criadores”, escreveu Livne.

Além disso, o YouTube disse que atualizou a forma como as mensagens na comunidade alcançam usuários em toda a plataforma. Agora, os visualizadores mais envolvidos de um canal podem ver posts da Comunidade no feed Home, “independente se estão inscritos no seu canal ou não”, de acordo com a Livne.

O YouTube também tem notificações “otimizadas” sobre novas postagens da comunidade para que os assinantes sejam elegíveis para recebê-las, mas não receberão necessariamente uma nova notificação para cada nova postagem.

Fonte: Variety