A Ilumno, empresa que atua na transformação de instituições de ensino superior na América Latina, acaba de assinar um acordo inédito com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), que trará pela primeira vez ao Brasil cursos da universidade norte-americana, considerada a melhor do mundo nos últimos 5 anos, segundo o QS World University Ranking.

O acordo tornará possível cursar via instituições brasileiras programas do MIT com conteúdo completo, exclusivo e em português. No Brasil, fazem parte da Rede Ilumno a Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio de Janeiro; o Centro Universitário Jorge Amado (UniJorge), em Salvador; e o Centro Universitário Filadélfia (UniFil), em Londrina.

Concebidos para atender às necessidades modernas do mercado de trabalho, os cursos serão ministrados com aulas em português e espanhol (para as instituições que fazem parte da Ilumno na América Latina), em uma plataforma 100% virtual, utilizando tecnologia de ponta fornecida pela Ilumno e com o suporte de monitores do MIT.

Internet das Coisas e Big Data

O primeiro estágio do acordo compreende a oferta de dois cursos voltados para estudantes e profissionais que queiram complementar seus estudos com conhecimento específico: Internet das Coisas (IoT) e Big Data, com pré-matrículas abertas no site e o início das aulas no primeiro trimestre de 2018.

Alinhada aos desafios tecnológicos do mercado de trabalho, a Ilumno é a primeira empresa a oferecer cursos do MIT no Brasil. “É uma honra para a Ilumno assinar este acordo inovador com o MIT, que é, segundo vários rankings internacionais, a melhor instituição de ensino superior do mundo. Esta aliança nos permitirá continuar e materializar nossa visão de expandir o acesso à educação superior de qualidade na região”, disse Pete Pizarro, CEO e presidente da Ilumno.

Ambas as instituições têm a meta de continuar a ampliar o portfólio do acordo e oferecer cursos adicionais altamente relevantes para o mercado. O objetivo é trabalhar em conjunto para oferecer mais ferramentas e conhecimento a um maior número de estudantes, globalmente. O plano é lançar cursos sobre Inteligência Artificial (AI) e Aplicativos de Negócios (Business Applications) ainda em 2018.

O objetivo principal da Ilumno é disponibilizar acesso ao que há de mais moderno no meio acadêmico mundial, e os programas derivam da crença de que em 2020 haverá 50 bilhões de dispositivos conectados à Internet. Segundo especialistas do MIT, o grande desafio será capitalizar essa evolução em hardware, software e dados como uma oportunidade disruptiva para o futuro das empresas.

Em busca de decisões rápidas e assertivas, as organizações vão investir em capacidades analíticas para trazer cada vez mais inteligência e insight aos seus processos. O curso de Big Data vai oferecer aos alunos oportunidades únicas de entender como os dados podem fazer a diferença no futuro de qualquer organização.

“Estamos entusiasmados de trabalhar com a Ilumno para oferecer educação de alta qualidade a estudantes na América Latina,” declarou a professora Daniela Rus, diretora do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (CSAIL) e detentora do título de Andrew (1956) and Erna Viterbi Professor of Electrical Engineering and Computer Science. “O MIT possui um rico histórico em educação online e estamos ansiosos por continuar a inovar nesse espaço com colaboradores como a Ilumno.”