Na quarta edição da lista anual das 100 empresas de serviços financeiros mais inovadoras do mundo, elaborada pela consultoria KPMG, duas startups brasileiras foram destaque: GuiaBolso e Nubank.

A lista Fintech 100 apontou os líderes de inovação do segmento tecnológico em 2017. Dentro da seleção, há dois grupos de empresas: as 50 companhias “estabelecidas” e as outras 50 “estrelas emergentes”.

Em 2016, o GuiaBolso figurava no segundo grupo. Neste ano, porém, a empresa ficou entre as companhias estabelecidas, na 48ª posição.

A publicação descreve o GuiaBolso como uma empresa que tem como missão “capacitar os brasileiros a assumir o controle da vida financeira e assim melhorar o seu bem-estar”. Além de ser uma solução de controle automático de contas, o GuiaBolso ajuda o consumidor a criar metas, planejamento, categorizar os gastos, além de oferecer empréstimos 100% online e mais baratos que os encontrados no mercado.

“Acreditamos no poder das boas escolhas quando o consumidor possui em suas mãos informações claras e transparentes. O GuiaBolso facilita este acesso às informações”, diz o CEO do GuiaBolso, Thiago Alvarez. Atualmente, a fintech já conta com mais de 3,6 milhões de usuários e possui mais de 150 funcionários.

No ranking, aparece ainda o Nubank, fintech do segmento de cartões de crédito que neste ano anunciou a criação de contas correntes. A empresa ficou na 16ª posição.

O país com mais empresas na listagem é os Estados Unidos (19), seguido por Austrália (10) e China (9). As três primeiras posições do ranking, inclusive, são ocupadas por empresas chinesas. No total, as 100 companhias levantaram mais de US$ 28 bilhões de investimentos nos últimos 12 meses. Vale lembrar que em outubro, o GuiaBolso anunciou a captação de R$ 125 milhões em sua quinta rodada de investimentos.