O mercado francês é poderoso, aberto, moderno e lucrativo, sendo um dos países anfitriões preferidos para multinacionais em todo o mundo. De acordo com o FMI, a França é uma das dez maiores economias do planeta. Mas de que forma as startups brasileiras podem se beneficiar disso? A Business France – a agência nacional de apoio à internacionalização da economia francesa -, é responsável por impulsionar o crescimento das exportações de empresas francesas, bem como prospectar e facilitar os investimentos estrangeiros na França. E a agência realizará, na próxima quarta-feira, o Reveal & Invest Day, evento que reúne startups e grandes players do mercado brasileiro e francês para desenvolver a realização de novos negócios entre os países.

Na América Latina, a Business France tem escritórios no Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), na Argentina (Buenos Aires), no Chile (Santiago), na Colômbia (Bogota), no México (México) e com antena em Cuba (Havana). “No Brasil, contamos com uma equipe de 30 especialistas franceses e brasileiros organizados em dois escritórios que aliam competência e experiência para, dentre outras coisas, orientar os empresários acerca dos financiamentos públicos para empresas francesas, garantir a promoção da tecnologia e dos produtos franceses junto a instituições e profissionais brasileiros e favorecer investimentos estrangeiros na França”, explica Bertrand Cambornac, assessor de comércio internacional da agência.

A intenção da Business France é fazer do “Reveal & Invest Day” uma ocasião para as empresas, o júri e o público compartilhar experiências e casos de sucesso que possam servir de linhas diretrizes para futuros projetos de desenvolvimento e investimentos, tanto por parte das empresas participantes quanto por parte de novos empreendedores dentro do público.”Queremos proporcionar uma oportunidade de aproximar os ecossistemas franco-brasileiros e dar visibilidade as estas empresas e startups diante de um público e um júri composto por investidores, aceleradores, empresários e diretores dos Departamentos de Inovação das principais corporações francesas e brasileiras”, explica Bertrand.

O evento terá intervenções e diálogos interativos entre os membros do júri, que destacarão os temas de primeira importância e interesse por parte das empresas participantes, que são as tendências da Open Innovation, da internacionalização e do financiamento das startups, e das oportunidades de investimento na França.

Por que a França tem este interesse no Brasil? Para Bertrand, o mercado brasileiro pode ser considerado de carências, no sentido que existem grandes oportunidades para suprir as necessidades e as demandas não atendidas da população. “Por outra parte, os consumidores brasileiros adotam com muita facilidade as novas tecnologias que acabam sendo usadas no cotidiano de maneira natural e rápida. Isso cria um ambiente muito favorável para o desenvolvimento das startups e de suas soluções inovadoras”, completa.

Para saber mais sobre o evento, acesse aqui.