* Por Lucas Paschoal
Há muito tempo marcas e agências trabalham elementos visuais para chamar a atenção do público. Com a explosão da internet, desde então, os meios digitais têm se comportado como o grande termômetro da sociedade. Um dos maiores indicadores é o pouquíssimo tempo que uma pessoa hoje se deixa ser impactada.
Uma das razões é o gigantesco mar de possibilidades que se tem para se informar, divertir, emocionar, comprar. São tantas as possibilidades que nos faz concluir: Nunca foi tão importante apostar em estratégias visuais para ser notado.
Somos visuais em nossa essência. “Como assim?” Eu explico. Considere estes dados: as pessoas processam imagens 60 mil vezes mais rápido do que um texto. Adicione a isso o fato de que 65% das pessoas aprendem melhor quando se deparam com conteúdos visuais e com isso têm maior propensão a curtir, seguir, compartilhar tais materiais.
Isso sem falar que, ao adicionar cores em textos aumentam em 80% as possibilidades de compreensão, por exemplo de informações de um produto que você está vendendo. É uma estratégia de PR (sim! Relações Públicas é bem mais do que enviar releases a jornalistas) que une texto e imagem visando sempre o crescimento de uma empresa.
Do outro lado estão quem? Os seus clientes, é claro! E eles estão mais visuais do que nunca em suas interações. São milhões de emojis, GIFs e Memes produzidos e compartilhados todos os dias. Portanto, não é surpreendente que essa tendência tenha batido à porta do universo corporativo e entrado como táticas de comunicação.
Visual se tornou tão importante quanto o texto
As mídias sociais criaram esse intenso desejo e oportunidade de compartilhar o que aprendemos. A maioria de nós gosta de compartilhar ideias, especialmente quando há um vídeo, uma fotografia ou desenho.
Claro, nós também compartilharemos algo escrito: uma postagem no blog ou tweet ou atualização de status, mas quantas vezes você já ouviu falar de uma destes que se tornaram virais, hein?
Essas estatísticas mostram o poderoso impacto que os elementos visuais e digitais têm no público. Uma dica: Se você não estiver usando imagens, você já está perdendo uma grande chance de se comunicar na língua e no timing do seu público-alvo.
Pense da seguinte forma, os elementos visuais estão intrinsecamente ligados às emoções humanas. E nós da Híbridacom por exemplo, entendemos que, para ajudar uma marca a crescer ela precisa atingir o coração da sua audiência. Nesse contexto, gerar tráfego, leads e vendas são todas consequências de uma construção de marca bem-feita.
Quais tipos de imagens visuais você pode usar
Aqui estão apenas alguns exemplos de como você pode tornar a sua marca mais visual:
- Imagens no blog da sua empresa;
- Gráficos coloridos e objetivos;
- Infográficos;
- Vídeos;
- Demonstrações de produtos;
O universo de comunicação para uma empresa, seja ela uma startup ou uma grande corporação é vasto. Obter sucesso nessa construção de relacionamento e identificação com a audiência – que leva ao crescimento das vendas no fim do dia – dependerá muito do profissional que está à frente do projeto e da sua habilidade para se adaptar às novas tendências. Por isso, avaliar bem as capacidades do seu time é fundamental e pensar na comunicação da sua empresa como um pilar estratégico são fatores essenciais ter sempre bons resultados.
Lucas é jornalista e fundador da Híbridacom, agência de comunicação que atua como assessoria de imprensa, relações públicas, consultoria e produtora de conteúdo voltada a startups, PMEs e profissionais liberais.
No comments yet. You should be kind and add one!
Our apologies, you must be logged in to post a comment.