A startup brasileira Tamboro participou junto com outras 15 empresas inovadoras de diversas partes do planeta de um programa criado por instituições públicas e privadas e ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), intitulado Unreasonable Goals. O programa, realizado em parceria com o Departamento de Estado dos EUA, faz parte de um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela ONU e visa dar apoio – mentoria, financiamento, relações com governos e contato com uma rede global – para acelerar a implementação de soluções viáveis para atingir as metas dos ODS.

A primeira edição do programa foi realizada em Washington, capital norte-americana, no mês de julho. Das 16 empresas participantes – sendo que o 17º se trata da própria iniciativa do Unreasonable Goals –, a Tamboro é uma de duas companhias de origem brasileira e a única com foco em educação.

A startup foi escolhida por ter o seu negócio associado ao ODS número 4, que prevê assegurar educação inclusiva e equitativa e de qualidade, além de promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.  A plataforma online Tamboro oferece desenvolvimento de habilidades do século 21, como criatividade, resolução de problemas, comunicação, entre outros, e é adaptável para utilização em qualquer lugar do mundo.

O plano do Unreasonable Goals é até 2030 criar um grupo por ano com empreendedores de negócios de impacto social alinhados com os ODS. “Para esta primeira edição, fomos a única empresa escolhida mundialmente no tópico educação, que é o 4º entre os 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, afirma Samara Werner, cofundadora da startup. “Participamos de uma imersão de duas semanas com mais de 70 mentores nos Estados Unidos para potencializar essas soluções em escala mundial”, complementa a empreendedora.

Fundada em 2011 por Samara e sua sócia Maíra Pimentel, a startup tem como objetivo desenvolver soluções que diminuam a distância entre as habilidades necessárias para a atuação no mercado de trabalho contemporâneo e a formação oferecida em escolas e universidades. A plataforma Tamboro utiliza metodologias de engajamento e avaliação, como gamificação e aprendizagem adaptativa, para garantir um resultado efetivo no desenvolvimento destas habilidades.

“O mundo mudou e os desafios são outros. Para atuar em um mercado de trabalho em constante transformação, os profissionais precisam apresentar qualidades que vão muito além do conhecimento técnico”, diz Samara “E habilidades, como criatividade e resolução de problemas, são essenciais tanto para a vida pessoal quanto para exercer qualquer profissão”, ressalta.

A Tamboro deve participar entre os dias 12 e 16 de novembro de mais uma fase do programa Unreasonable Goals, agora na cidade colombiana de Rincón del Mar, com o objetivo de já implantar um projeto piloto de todas as 16 soluções nessa localidade.